Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANA PAULA ORTIZ ARGUELO-
dc.date.accessioned2023-12-05T18:02:20Z-
dc.date.available2023-12-05T18:02:20Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7897-
dc.description.abstractThis work focuses on reflecting on and problematizing the representation of masculinities in books for children. For the analysis, two books were selected from the library of a public elementary school. As a methodology, this study uses bibliographical research with a qualitative approach. The analysis of the selected books sought to question, problematize and reflect on masculinities, seeking to understand how gender constructions can be rethought through the use of powerful pedagogical tools, which are books for childhood. Books, as cultural artifacts, should be further explored by schools and teachers in order to build safe spaces for dialogue and reconstruction of meanings.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmasculinidades-
dc.subjectinfâncias-
dc.subjectlivros-
dc.subjectgênero-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleMASCULINIDADES EM LIVROS PARA INFÂNCIA: O MENINO NITO E O HOMEM QUE AMAVA CAIXASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CONSTANTINA XAVIER FILHA-
dc.description.resumoEste trabalho volta-se para a reflexão e problematização da representação das masculinidades em livros para a infância. Para a análise, foram selecionados dois livros da biblioteca de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental. Como metodologia, este estudo usa a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A análise dos livros selecionados buscou questionar, problematizar e refletir sobre as masculinidades, buscando compreender como as construções de gênero podem ser repensadas através do uso de ferramentas pedagógicas poderosas, que são os livros para a infância. Os livros, como artefatos culturais, devem ser mais explorados pelas escolas e professores de maneira a construir espaços seguros para diálogo e reconstrução de significados.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
5059.pdf515,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.