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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Branca de Neve e os sete “eus”: uma análise da simbologia na relação com os sete anões
Autor(es): Honorio, Camilla Loureiro
Primeiro orientador: Mwewa, Christian Muleka
Resumo: O presente ensaio parte de uma análise do conto Branca de neve dos Irmãos Jacob e Wilhelm Grimm (1985). Temos como objetivo explicitar e analisar a relação da personagem principal com os sete anões mediada por figuras místicas que representam a natureza, boa ou má, do ser humano. Essas forças instintivas e pecadoras, aparecem na narrativa como meio de representar o processo de amadurecimento da personagem principal, que transita da fase infantil para adulta. Esse processo mexe com seu íntimo fazendo-a descobrir diversos aspectos que constituem o ser humano, ou seja, “os seus eus”. Para a análise nos apropriamos da pesquisa de cunho qualitativo de caráter documental com instrumental bibliográfico. Para tanto, utilizaremos autores que discutem o tema a partir da literatura (LAJOLO e ZILBERMAN, 2017), educação (MWEWA, 2010) e psicanálise (BETTELHEIM, 2023). A análise justifica-se por se tratar de um clássico da literatura mundial que influencia a formação de inúmeros leitores, em especial, o público infantil em diferentes contextos de socialização (familiar, escolar e social). Espera-se que as nossas conclusões possam além de explicitar o simbólico presente na narrativa, indicar de que forma e qual conteúdo sustenta essa relação no conto. Esse procedimento pode permitir a compreensão do conto para a formação das crianças ao trazer à tona questões das multiplicidades subjetiva, em uma palavra, da diversidade subjetiva.
Abstract: This essay starts from an analysis of the short story Snow White by the Brothers Jacob and Wilhelm Grimm (1985). We aim to explain and analyze the main character's relationship with the seven years mediated by mystical figures that represent the nature, good or bad, of the human being. These instinctive and sinful forces appear in the narrative as a means of representing the maturation process of the main character, who transitions from a child to an adult. This process affects her inner self, making her discover several specific aspects of the human being, that is, “their selves”. For the analysis, we used qualitative research of a documentary nature with bibliographic tools. To this end, we will use authors who discuss the topic from literature (LAJOLO and ZILBERMAN, 2017), education (MWEWA, 2010) and psychoanalysis (BETTELHEIM, 2023). The analysis is justified because it is a classic of world literature that influences the formation of countless readers, especially children in different socialization contexts (family, school and social). It is hoped that our tips can, in addition to explaining the symbolic present in the narrative, indicate how and what content supports this relationship in the story. This procedure can allow children to understand the story by bringing to light issues of subjective multiplicities, in a word, subjective diversity.
Palavras-chave: Branca de Neve
Simbologia
Diversidade Subjetiva
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7813
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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