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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | VICTOR LELIS SOARES | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T18:22:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T18:22:04Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7587 | - |
dc.description.abstract | Grande parte do valor final dos produtos destinados aos clientes está diretamente ligada ao processo de distribuição, por isso, serviços baseados em entregas visam abranger o maior número possível de clientes para minimizar os custos. No entanto, encontrar rotas que realmente minimizem os custos de entrega é uma tarefa desafiadora. Além disso, a definição de quais custos minimizar seja o custo total da entrega, o número de veículos na frota, o tempo de entrega, entre outros. Nesse contexto, surge o Problema do Roteamento de Veículos (PRV), proposto por Dantzig e Ramser. Os desafios reais são delineados por diversas restrições, como a capacidade dos veículos, janelas de tempo para atendimento de clientes e proibições em determinados caminhos. Essas restrições geram distintas variações do PRV, cada uma refletindo um cenário específico do mundo real. A presença dessas restrições solidifica o PRV como um dos problemas mais desafiadores no âmbito da otimização combinatória. Vale destacar que o PRV é classificado como NP-difícil. Um problema NP-difícil indica que não há algoritmo eficiente conhecido para resolver todas as instâncias do problema em tempo polinomial. O PRV representa um desafio computacional substancial, motivando o desenvolvimento de uma variedade de heurísticas, meta-heurísticas e modelos híbridos para abordar eficazmente essas complexidades, uma vez que encontrar soluções ótimas pode ser impraticável em um tempo razoável. O objetivo deste trabalho é apresentar o PRV e algumas de suas variações e propor uma solução para o Problema do Roteamento de Veículos Capacitado (PRVC) usando Algoritmos Genéticos (AGs). O restante deste trabalho está organizado da seguinte maneira: a Seção 2 destaca alguns trabalhos relacionados, evidenciando a evolução do estado da arte, a Seção 3 aborda o referencial teórico para fundamentar o projeto, a Seção 4 expõe a metodologia adotada na implementação do trabalho, a Seção 5 engloba os experimentos realizados e a análise dos resultados obtidos e, por fim, a Seção 6 aborda a conclusão e os trabalhos futuros. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Algoritmo Genético | - |
dc.subject | Problema do Roteamento de Veículos | - |
dc.subject | VRP | - |
dc.subject | CVRP | - |
dc.subject | GA | - |
dc.subject | Heuristica | - |
dc.subject | Meta-heuristica | - |
dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.title | Soluções para o Problema do Roteamento de Veículos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BIANCA DE ALMEIDA DANTAS | - |
dc.description.resumo | Grande parte do valor final dos produtos destinados aos clientes está diretamente ligada ao processo de distribuição, por isso, serviços baseados em entregas visam abranger o maior número possível de clientes para minimizar os custos. No entanto, encontrar rotas que realmente minimizem os custos de entrega é uma tarefa desafiadora. Além disso, a definição de quais custos minimizar seja o custo total da entrega, o número de veículos na frota, o tempo de entrega, entre outros. Nesse contexto, surge o Problema do Roteamento de Veículos (PRV), proposto por Dantzig e Ramser. Os desafios reais são delineados por diversas restrições, como a capacidade dos veículos, janelas de tempo para atendimento de clientes e proibições em determinados caminhos. Essas restrições geram distintas variações do PRV, cada uma refletindo um cenário específico do mundo real. A presença dessas restrições solidifica o PRV como um dos problemas mais desafiadores no âmbito da otimização combinatória. Vale destacar que o PRV é classificado como NP-difícil. Um problema NP-difícil indica que não há algoritmo eficiente conhecido para resolver todas as instâncias do problema em tempo polinomial. O PRV representa um desafio computacional substancial, motivando o desenvolvimento de uma variedade de heurísticas, meta-heurísticas e modelos híbridos para abordar eficazmente essas complexidades, uma vez que encontrar soluções ótimas pode ser impraticável em um tempo razoável. O objetivo deste trabalho é apresentar o PRV e algumas de suas variações e propor uma solução para o Problema do Roteamento de Veículos Capacitado (PRVC) usando Algoritmos Genéticos (AGs). O restante deste trabalho está organizado da seguinte maneira: a Seção 2 destaca alguns trabalhos relacionados, evidenciando a evolução do estado da arte, a Seção 3 aborda o referencial teórico para fundamentar o projeto, a Seção 4 expõe a metodologia adotada na implementação do trabalho, a Seção 5 engloba os experimentos realizados e a análise dos resultados obtidos e, por fim, a Seção 6 aborda a conclusão e os trabalhos futuros. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM) |
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