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dc.creatorBittar, Marilena-
dc.date.accessioned2011-11-04T18:10:48Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationBITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educ. rev., Curitiba, n. se1, 2011 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602011000400011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 04 nov. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000400011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/749-
dc.description.abstractNeste texto discutimos uma forma de investigação sobre a apropriação da tecnologia pelo professor de matemática e seu uso em sua prática pedagógica. Apresentamos a abordagem instrumental que fornece elementos teóricos apropriados para esse estudo. Esta teoria apoia-se em conceitos da psicologia, em especial na ideia de esquema definida por Piaget e utilizada por Vergnaud, na teoria dos campos conceituais. Serão abordados somente alguns elementos da teoria, os que permitem compreender o uso de um software nas aulas de Matemática. É dada especial atenção ao conceito de gênese instrumental e, para isso, à distinção entre artefato e instrumento, e entre instrumentalização e instrumentação. A partir destes elementos e da distinção que fazemos entre inserir e integrar a tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática são apresentados resultados de uma pesquisa-ação realizada com professores dessa disciplina.pt_BR
dc.description.abstractThis paper deals with a certain way to investigate the mastering of technology by mathematics teachers and its use in their pedagogical practice. The instrumental approach which brings the suitable theoretical elements to this study is presented. This instrumental approach is supported by some psychological Piaget's constructs, specially that one of schemata that is also assumed by Vergnaud in his theory of conceptual fields. Only the theoretical elements that make possible the understanding of a software implementation at mathematics lessons will be exposed. Special attention is given to the concept of instrumental genesis in order to make the distinction between artifact and instrument, and between instrumentalization and instrumentation. Results of an action-research realized with mathematics teachers are described based on those theoretical elements and on the proposed difference between inserting and integrating technology into the pedagogical practice in the mathematics teaching.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEducar em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectComputador no Ensinopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleA abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe instrumental approach for the technology integration in the pedagogical practice of the mathematics teacher studypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000400011-
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