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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jaqueline Adriane Ferreira dos-
dc.date.accessioned2023-11-30T00:45:32Z-
dc.date.available2023-11-30T00:45:32Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7345-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente Escolar-
dc.subjectAutismo-
dc.subjectInclusão-
dc.titleA inclusão e o autismo no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marino Filho, Armando-
dc.description.resumoA inclusão no ambiente escolar é um tema de extrema relevância na atualidade devido às suas consequências positivas e aos benefícios que trouxe para os alunos com autismo. Portanto, a realização desta revisão bibliográfica se justificou pela necessidade de compreender e evidenciar os impactos positivos que a inclusão poderia ter no desenvolvimento e na aprendizagem desses estudantes. O objetivo deste artigo foi analisar os principais desafios e estratégias relacionadas à inclusão do aluno autista no ambiente escolar. A metodologia utilizada consistiu em analisar a literatura científica disponível sobre os benefícios e desafios da inclusão do aluno autista no ambiente escolar a partir de uma revisão sistemática da literatura, que compreendeu a busca e seleção de artigos relevantes nos principais bancos de dados acadêmicos. Foram considerados critérios de inclusão para a seleção dos estudos, como a abordagem do autismo no contexto escolar, a disponibilidade de dados empíricos e a atualidade dos artigos. Com isso, foi possível identificar as melhores práticas e estratégias que promoveram a inclusão efetiva e o desenvolvimento pleno dos estudantes com autismo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Sendo assim, o presente estudo evidenciou que a inclusão da criança autista na escola possibilitou o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, promovendo a interação social e a convivência entre os alunos com e sem autismo. No entanto, enfrentou desafios como a falta de preparo dos educadores para lidar com as necessidades específicas dos alunos com TEA e a adaptação do currículo e das práticas pedagógicas. É importante a parceria entre a escola e as famílias dos alunos, além da adoção de estratégias efetivas baseadas em evidências científicas e avaliações periódicas para garantir a inclusão e o desenvolvimento pleno dos estudantes com autismo.pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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