Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVITORIA MARIA COSTA SILVA FREITAS-
dc.date.accessioned2023-11-24T13:12:56Z-
dc.date.available2023-11-24T13:12:56Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7050-
dc.description.abstractThis article addresses the challenges of inclusion in higher education, analyzing inclusion based on historical discourses and in the constitution of the self in the process of interaction and communication in university context. Through a bibliographical survey of academic works published in universities in Mato Grosso do Sul, the study identified advances and barriers in relation to inclusion. Five final course works were selected that address the topic of inclusion in higher education. Each work was analyzed for its title, author, advisor, year, university and keywords, in addition to an analysis of the central approach of each. The results showed the importance of accessibility and changing the behavior of the academic community towards effective inclusion. Concludes that there is still a lot to be done in relation to inclusion in higher education, but that research carried out contribute to the construction of a more inclusive and fair society.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência. Educação Especial. Inclusão.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleOs Desafios da Inclusão No Ensino Superior : Uma Análise Contemporâneapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA-
dc.description.resumoEste artigo aborda os desafios da inclusão no Ensino Superior, analisando a inclusão com base nos discursos históricos e na constituição do “eu” no processo de interação e comunicação no contexto universitário. Através de um levantamento bibliográfico dos trabalhos acadêmicos publicados em universidades do Mato Grosso do Sul, o estudo identificou avanços e barreiras em relação à inclusão. Foram selecionados cinco trabalhos de encerramento de curso que abordam a temática da inclusão no Ensino Superior. Cada trabalho foi analisado quanto ao título, autor, orientador, ano, universidade e palavras-chave, além de uma análise da abordagem central de cada um. Os resultados mostraram a importância da acessibilidade e da mudança de comportamento da comunidade acadêmica para uma inclusão efetiva. Conclui-se que ainda há muito a avançar em relação à inclusão no ensino superior, mas que as pesquisas realizadas contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
5948.pdf144,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.