Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Andreliza Cristina de-
dc.date.accessioned2023-09-20T13:14:09Z-
dc.date.available2023-09-
dc.date.issued2023-09-
dc.identifier.isbn978-85-7613-628-6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6575-
dc.descriptionSUMÁRIO PARTE 1 – COMPREENDENDO A AVALIAÇÃO E A META-AVALIAÇÃO 1.1 Introdução à Avaliação: Fundamentos, Usos e Funções 1.2 Avaliação de Políticas Públicas 1.3 Fundamentos e Referenciais da Meta-Avaliação PARTE 2 – META-AVALIANDO UMA POLÍTICA EDUCACIONAL 2.1 Conhecer para Avaliar 2.2 Meta-avaliação das Políticas de Cotas 2.3 Dimensões Contextuais das Avaliações 2.4 Precisão 2.5 Importância dos Dados 2.6 Confiabilidade 2.7 Credibilidade 2.8 Relevância 2.9 Disseminação 2.10 Custo x Eficiência CONCLUSÃO REFERÊNCIASpt_BR
dc.description.abstractThis book deals with meta-evaluation as a tool that enables reflection on evaluation. In Part I – Introduction to evaluation and meta-evaluation, the assumptions of the topic in question are presented. The discussions that took place refer to the foundations of educational assessment and the definitions, concepts, uses and functions of this field of study are considered. It also brings a discussion about the role of public policy evaluation in political, economic, social and educational contexts. After understanding these fundamentals, definitions and discussions about meta-assessment are presented. Part II – Evaluating an educational policy presents a meta-evaluation of quota policies for black students and/or public school students in five state universities in Paraná state, Brasil. To contextualize the analysis, firstly, the debate on afirmative action is presented: influences, concepts, history and definitions, as well as the trajectory of afirmative action policies for access to higher education in Brazil. In the Conclusion, it is highlighted that an educational policy meta-evaluation does not intend to decide on the success or failure of the evaluations carried out or of the policy itself. On the contrary, it helps to investigate the strengths and weaknesses, contributing so that the observed weaknesses can serve as a driving force for the qualification of assessments. It is hoped that this book will help graduate students, researchers and all those responsible for evaluation processes to understand the paths of meta-evaluation. It is hoped that this work can open spaces to broaden reflection on meta-evaluation as an important and necessary tool for fairer and emancipatory evaluations to gain space on the national scene.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofMeta-avaliação de políticas educacionaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeta-avaliaçãopt_BR
dc.subjectMeta-evaluationpt_BR
dc.subjectAvaliação de Políticas Educacionaispt_BR
dc.subjectEvaluation of educational policiespt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducation and Statept_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectPolítica pública – Educaçãopt_BR
dc.subjectPublic policy – Educationpt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativa na educaçãopt_BR
dc.subjectAffirmative action programs in educationpt_BR
dc.subjectSistema de cotaspt_BR
dc.subjectQuota systempt_BR
dc.titleMeta-avaliação de políticas educacionaispt_BR
dc.title.alternativeMeta-evaluation of educational policiespt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEste livro trata da meta-avaliação enquanto ferramenta que possibilita a reflexão sobre a avaliação. Na Parte I – Introdução à avaliação e meta-avaliação são apresentados os pressupostos do tema em questão. As discussões travadas remetem aos fundamentos da avaliação educacional e são contempladas as definições, conceitos, usos e funções deste campo de estudo. Também traz uma discussão sobre qual o papel da avaliação de políticas públicas nos contextos político, econômico, social e educacional. Após a compreensão sobre estes fundamentos, são apresentadas as definições e discussões acerca da meta-avaliação. A Parte II – Avaliando uma política educacional apresenta uma meta-avaliação das políticas de cotas para estudantes negras e negros e/ou estudantes de escola pública em cinco universidades estaduais paranaenses. Para contextualizar a análise, primeiramente é apresentado um debate sobre ações afirmativas: influências, conceitos, histórico e definições, bem como a trajetória das políticas de ação afirmativa para acesso à educação superior no Brasil. Na Conclusão destaca-se que uma meta-avaliação de política educacional não tem como pretensão decidir pelo sucesso ou fracasso das avaliações realizadas ou da política em si. Ao contrário, ela auxilia a investigar as potencialidades e fragilidades, contribuindo para que as fragilidades observadas possam servir como mote impulsionador para a qualificação das avaliações. Espera-se que este livro possa auxiliar estudantes de pós-graduação, pesquisadoras e pesquisadores e todas as pessoas responsáveis por processos avaliativos a compreender os caminhos da meta-avaliação. Espera-se que esta obra possa abrir espaços para ampliar a reflexão sobre a meta-avaliação como uma ferramenta importante e necessária para que avaliações mais justas e emancipatórias ganhem espaço no cenário nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Meta-avaliação de políticas educacionais.pdf5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons