Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6484
Tipo: Dissertação
Título: A GRANDE VEDETE DO FUTURO? A cultura empreendedora no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Ariela Castelani Bertoli
Primeiro orientador: Ricardo Luiz Cruz
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender a construção social da cultura empreendedora dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul campus Campo Grande. O arcabouço teórico se apoia, em especial, nas considerações de Luc Boltanski e Ève Chiapello sobre o que chamam de o “novo espírito do capitalismo”. A pesquisa etnográfica, realizada no cotidiano escolar de uma instituição pública, serviu de referencial para a compreensão, por meio de documentos institucionais, projetos pedagógicos de cursos, práticas pedagógicas e falas de professores e alunos, da construção da cultura empreendedora. O instrumental metodológico weberiano, em torna da noção de “tipo ideal”, é utilizado aqui para compreender as ações sociais observadas, de modo a refletir sobre como um novo ideal regulador de condutas econômicas vem sendo apresentado para os agentes - os alunos e alunas - que frequentam o ambiente escolar. Através dos resultados encontrados foi possível verificar que a construção da cultura empreendedora dentro da escola acontece em um cenário de conflitos e contradições e é permeada por uma ambiguidade de sentidos, referindo-se ora ao mundo do trabalho e ora, especialmente, a valores que orientam todas as outras esferas da vida social.
Abstract: This work aims to understand the social construction of an entrepreneurial culture within the campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul, in Campo Grande. The theoretical framework is based, in particular, on the considerations of Luc Boltanski and Ève Chiapello about what they call the “new spirit of capitalism”. The ethnographic research, carried out in the school routine of a public institution, served as a reference for understanding, through institutional documents, pedagogical projects of courses, pedagogical practices and speeches from teachers and students, the construction of an entrepreneurial culture. The Weberian methodological instrumental, around the notion of “ideal type”, is used here to understand the observed social actions, in order to reflect on how a new ideal of economic conduct has been presented to the agents - the students - who attend the school environment. Through the results found here, it was possible to verify that the construction of an entrepreneurial culture within the school takes place in a scenario of conflicts and contradictions and is permeated by an ambiguity of senses, sometimes referring to work and sometimes, especially, to values that guide all other spheres of social life.
Palavras-chave: Cultura Empreendedora. Educação Profissional. Empreendedorismo. Antropologia.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6484
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação final corrigida_Ariela.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.