Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSUELLEN MARIA MONTEIRO ROSA MARCOS-
dc.date.accessioned2023-08-07T19:06:49Z-
dc.date.available2023-08-07T19:06:49Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6432-
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the of research: Policies, educational practices and social exclusion/inclusion of the Graduate Program Master in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal. The general objective of the work addresses the relationship between the Bolsa Família Program (PBF) and the enrollment of students from poor families in higher education. The PBF was created in 2003 during the presidency of Luiz Inácio Lula da Silva with the aim of protecting vulnerable families through conditional cash transfers. Among the studies of the program, we highlight the reduction of poverty indicators, the empowerment of women who receive the benefit, the increase in access to health services for the poor, and the extension of schooling for children and adolescents from beneficiary families. While recognizing the importance of these results, we conducted research focused on the extension of studies for program beneficiaries. We reviewed specialized literature to understand the impact of the PBF on the education of children and adolescents who receive the benefit. Through a case study, we investigated perceptions about the PBF formulated by higher education students who received the benefit while attending basic education. The case study included a group of students from the Pedagogy Teacher Education Program at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Pantanal Campus. Finally, we emphasize that the silence of the University regarding poverty and inequalities needs to be rethought. We believe that the discussion about the intentions and results of public policies aimed at fighting poverty and promoting equality is necessary and healthy. And, in this sense, we believe that this Dissertation offers a modest contribution for the discussion to gain shape and consistency. Keywords: Bolsa Família Program, higher education, pedagogy, extension of studies.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.-
dc.titleO PAPEL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIORpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fabiano Quadros Ruckert-
dc.description.resumoA presente dissertação vincula-se a linha de pesquisa: Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal. O objetivo geral do trabalho aborda as relações entre o Programa Bolsa Família (PBF) e a inserção de estudantes procedentes de famílias pobres no Ensino Superior. O PBF foi criado no ano de 2003, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de proteger famílias em situação de vulnerabilidade, por meio da transferência de renda condicionada. Dentre os estudos apresentados pelo respectivo programa, destacamos a redução nos indicadores de pobreza, o empoderamento das mulheres contempladas com a titularidade do benefício, a ampliação no acesso dos pobres aos serviços de saúde e o prolongamento na escolarização das crianças e adolescentes das famílias beneficiadas. Sem desconsiderar a importância destes resultados, desenvolvemos uma pesquisa centrada no prolongamento dos estudos dos beneficiários. Revisamos a bibliografia especializada para compreender o impacto do PBF na escolarização de crianças e adolescentes contemplados pelo benefício. E, a partir de um estudo de caso, investigamos percepções sobre o PBF formuladas por estudantes do Ensino Superior que receberam o benefício no período em que cursavam a Educação Básica. O estudo de caso contemplou um conjunto de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Por fim salientamos que o silenciamento da Universidade a respeito da pobreza e das desigualdades precisa ser repensado. Acreditamos que a discussão sobre as intencionalidades de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da pobreza e a promoção da igualdade é necessário e salutar. E, nesse sentido, acreditamos que a presente Dissertação oferece uma modesta contribuição para que a discussão ganhe forma e consistência. PALAVRAS-CHAVE: Programa Bolsa Família, Ensino Superior, Pedagogia, Prolongamento de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SUELLEN MARCOS. - DISSERTAÇÃO.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.