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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As contribuições do ensino de ciência no processo de alfabetização das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Machado, Hildebrando Wilkar Betetti
Primeiro orientador: Souza, Regina Aparecida Marques de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental I apresenta-se, com a finalidade de subsidiar reflexões sobre as ações que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização. De forma específica, buscamos verificar como está organizado o Ensino de Ciências no ciclo de alfabetização nos documentos oficiais, identificando as limitações/dificuldades existentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizamos a metodologia de abordagem qualitativa, com enfoque no estudo bibliográfico. Partindo de nossas primeiras leituras em estudos que tem a perspectiva da teoria histórico-cultural como pressuposto, foi possível verificar as mediações e interações do processo de ensino, pois os dados coletados demonstraram que as interações entre: professor-criança, criança-criança, possibilita a troca de conhecimento, assim como, o conhecimento já adquirido, auxilia no processo de construção de um novo conhecimento, que pode trazer contribuições do Ensino de Ciências no processo da alfabetização. Os resultados de pesquisa demonstraram que o Ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental é pouco trabalhado, por motivos elencados como: a falta de conhecimento dos professores, falta de materiais didáticos, falta de laboratórios, déficit na formação inicial, entre outros. E, ainda, devido às exigências de que a criança deve ser alfabetizada na língua materna e no ensino de matemática nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os demais campos de conhecimentos ficam em segundo plano.
Abstract: This work aims to understand how Science Teaching in the early years of Elementary School I presents itself, with the purpose of subsidizing reflections on the actions that contribute to the teaching and learning process in literacy. Specifically, we seek to verify how Science Teaching is organized in the literacy cycle in official documents, identifying limitations/difficulties existing in the early years of elementary school. For the development of the work, we used the qualitative approach methodology, focusing on the bibliographical study. Starting from our first readings in studies that have the perspective of the historical-cultural theory as a presupposition, it was possible to verify the mediations and interactions of the teaching process, since the collected data demonstrated that the interactions between: teacher-child, child-child, enables the exchange of knowledge, as well as the knowledge already acquired, helps in the process of building new knowledge, which can contribute to Science Teaching in the literacy process. The research results showed that Science Teaching for the initial years of Elementary School is little worked, for reasons listed as: lack of knowledge of teachers, lack of didactic materials, lack of laboratories, deficit in initial training, among others. And, also, due to the requirements that the child must be literate in the mother tongue and in the teaching of mathematics in the first two years of Elementary School, the other fields of knowledge are in the background.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Ensino Fundamental I
Alfabetização
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6429
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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