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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6415
Tipo: | Dissertação |
Título: | Proposta de Utilização do Balanced Scorecard para uma Universidade Federal sobre a Óptica Normativa e Comparativa |
Autor(es): | Gabriela Lima Hinoue |
Primeiro orientador: | Marco Antonio Costa da Silva |
Resumo: | Uma das normas legais que regem o planejamento estratégico das fundações públicas federais, isso inclui todas as Universidades Federais (UFs), é a Instrução Normativa SED/ME nº 24/2020, que determina que o produto do planejamento estratégico é o plano estratégico institucional e um dos elementos deste plano é o mapa estratégico, o qual pode ser elaborado utilizando a metodologia do Balanced Scorecard - BSC, conforme orientação do Guia Técnico de Gestão Estratégica, do Ministério da Economia. O BSC é uma metodologia criada em 1990 para mensurar o desempenho organizacional de ativos financeiros e não-financeiros, os quais se dividem em quatro categorias, denominadas de perspectivas: Financeira; Clientes; Processos Internos; e Aprendizado e Crescimento. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, possui um mapa estratégico, embora não tenha sido construído com o uso do BSC. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi verificar a viabilidade de adoção do BSC pela UFMS, a partir de uma análise normativa e comparativa. O primeiro objetivo específico foi identificar as perspectivas do BSC que atendam às UFs. Posteriormente, buscou-se vincular os preceitos legais que orientam as UFs às perspectivas do BSC. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, combinada com o benchmarking, com o uso do software Atlas.ti. Os resultados mostraram que é viável a adoção do BSC por uma UF, propondo-se utilizar cinco perspectivas: Sociedade e Estudantes; Processos Internos; Aprendizado e Crescimento; e Orçamento. Essas perspectivas foram vinculadas aos seguintes preceitos legais: Decreto nº 9.739/2019; Instrução Normativa SED/ME nº 24/2020; Plano Plurianual 2020-2023; indicadores propostos pelo Acórdão nº 461/2022-TCU-Plenário; Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância; e Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância. |
Abstract: | One of the legal norms that govern the strategic planning of federal public foundations, including all Federal Universities (UFs), it is the Normative Instruction SED/ME No. 24/2020, which determines that the product of strategic planning is the institutional strategic plan. One of the elements of this plan is the strategic map, which can be developed using the Balanced Scorecard (BSC) methodology, as guided by the Technical Guide for Strategic Management from the Ministry of Economy. The BSC is a methodology created in 1990 to measure the organizational performance of financial and non-financial assets, which are divided into four categories called perspectives: Financial, Customers, Internal Processes, and Learning and Growth. The Federal University of Mato Grosso do Sul – UFMS has a strategic map, although it was not constructed using the BSC. Therefore, the overall objective of this research was to verify the feasibility of adopting the BSC by UFMS through normative and comparative analysis. The first specific objective was to identify the BSC perspectives that meet the needs of UFs. Subsequently, an attempt was made to link the legal principles that guide UFs to the BSC perspectives. The methodology used was content analysis combined with benchmarking using the Atlas.ti software. The results showed that the adoption of the BSC by a UF is feasible, proposing the use of five perspectives: Society and Students, Internal Processes, Learning and Growth, and Budget. These perspectives were linked to the following legal principles: Decree No. 9,739/2019, Normative Instruction SED/ME No. 24/2020, Multi-Year Plan 2020-2023, indicators proposed by Decision No. 461/2022-TCU-Plenary, On-Site and Distance Assessment Instrument for Undergraduate Programs, and On-Site and Distance External Institutional Assessment Instrument. |
Palavras-chave: | - |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6415 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional |
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