Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorESTEIC JANAINA SANTOS BATISTA-
dc.date.accessioned2023-07-25T02:19:48Z-
dc.date.available2023-07-25T02:19:48Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6390-
dc.description.abstractThe ability of a student to learn a concept is directly related to how much cognitive load is used to comprehend the material. The Cognitive Load Theory (CLT) explains how a person's learning is hindered when the limited capacity of working memory is exceeded during the process. Therefore, the use of instruments to measure cognitive load in the classroom is essential. This study presents and discusses an introductory programming course planned based on the pedagogical recommendations of CLT and Scaffolding Learning. Additionally, a previously developed instrument for measuring cognitive load was adapted to meet the updates of CLT and the age range of the course's target audience. The results show that the assessment of cognitive load is a valuable tool for understanding the perceived difficulty of students in introductory programming activities. The proposed learning path proved to be effective in reducing the perceived cognitive load of students, resulting in a better understanding of the concepts covered in the course.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de programação-
dc.subjectCarga cognitiva-
dc.subjectEducação e Tecnologia-
dc.titleMensuração da carga cognitiva em um curso de programação introdutória para criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Amaury Antonio de Castro Junior-
dc.description.resumoA capacidade de aprendizado de um aluno está diretamente relacionada à quantidade de carga cognitiva utilizada para compreender o material. A Teoria da Carga Cognitiva (TCC) explica como o aprendizado de uma pessoa é prejudicado quando a capacidade limitada da memória de trabalho é excedida durante o processo. Portanto, o uso de instrumentos para medir a carga cognitiva em sala de aula é essencial. Este estudo apresenta e discute um curso de programação introdutória planejado com base nas recomendações pedagógicas da TCC e Aprendizagem por Andaimes (Scaffolding Learning). Além disso, um instrumento desenvolvido anteriormente para medir a carga cognitiva foi adaptado para atender às atualizações da TCC e à faixa etária do público-alvo do curso. Os resultados mostram que a avaliação da carga cognitiva é uma ferramenta valiosa para entender a dificuldade percebida pelos alunos em atividades de programação introdutória. A trilha de aprendizagem proposta se mostrou eficaz na redução da carga cognitiva percebida pelos alunos, resultando em uma melhor compreensão dos conceitos abordados no curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertação_mestrado__2023_.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.