Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6347
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Evasão escolar na EJA: um olhar sobre as causas desse fenômeno educacional e social
Autor(es): Silva, Fabricia Bezerra da
Primeiro orientador: Assis, Vivianny Bessão de
Resumo: A evasão escolar na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é uma questão de extrema relevância que merece uma investigação aprofundada. Inspirado pela teoria de Paulo Freire (1967; 1996), este trabalho de conclusão de curso busca compreender as possíveis causas desse fenômeno na cidade de Três Lagoas, estado do Mato Grosso do Sul. O objetivo geral deste estudo foi identificar os fatores que contribuem para a evasão na EJA, comparando as causas levantadas na revisão bibliográfica com as informações coletadas por meio de relatos de experiências de educadores atuantes nessa modalidade de ensino, incluindo a experiência da autora dessa pesquisa. A análise e comparação do corpus de pesquisa permitiu identificar semelhanças e divergências entre as causas identificadas no contexto local e as apontadas na literatura especializada. Os resultados obtidos indicam uma convergência entre as causas de evasão identificadas no corpus e as referências bibliográficas consultadas. Essa consistência reforça a importância de abordar essas questões de forma ampla e fundamentada, com vistas a propor soluções efetivas para a redução dos índices de evasão escolar na EJA. Ao compreender as causas subjacentes a esse fenômeno complexo, espera-se impulsionar a implementação de estratégias efetivas que possam mitigar a evasão e promover uma educação de qualidade para todos os estudantes adultos que buscam a conclusão de seus estudos. Através da colaboração e engajamento de diversos atores envolvidos, é possível almejar uma transformação positiva no cenário educacional, garantindo oportunidades igualitárias e uma sociedade mais justa e inclusiva.
Abstract: School dropout in Youth and Adult Teaching (EJA) is a matter of extreme relevance that deserves an in-depth investigation. Inspired by Paulo Freire's theory (1967; 1996), this course completion work seeks to understand the possible causes of this phenomenon in the city of Três Lagoas, state of Mato Grosso do Sul. The general objective of this study was to identify the factors that contribute to evasion in EJA, comparing the causes raised in the bibliographic review with the information collected through reports of experiences of educators working in this teaching modality, including the experience of the author of this research. The analysis and comparison of the research corpus allowed identifying similarities and differences between the causes identified in the local context and those pointed out in the specialized literature. The results obtained indicate a convergence between the causes of evasion identified in the corpus and the consulted bibliographical references. This consistency reinforces the importance of addressing these issues in a broad and reasoned way, with a view to proposing effective solutions for reducing school dropout rates in EJA. By understanding the underlying causes of this complex phenomenon, it is expected to drive the implementation of effective strategies that can mitigate dropout and promote quality education for all adult students who seek to complete their studies. Through the collaboration and engagement of the various actors involved, it is possible to aim for a positive transformation in the educational scenario, guaranteeing equal opportunities and a fairer and more inclusive society.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Evasão Escolar
Professores da EJA
Paulo Freire
Educação e Sociedade
Políticas Educacionais
Sociologia da Educação
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6347
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
3451.pdf233,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.