Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6283
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NAVIRAÍ – MS |
Autor(es): | THOMAS HENRIQUE GOMES CAMPOS |
Primeiro orientador: | LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL |
Resumo: | O presente trabalho descreve uma pesquisa de campo, somadas às pesquisas bibliográficas, acerca da afetividade, e a sua importância na formação de crianças e jovens. Pretendeu-se identificar os pontos positivos da afetividade e de que forma ela impacta na vida dos professores e alunos. Deu-se especial ênfase ao que é o ato do afeto, como ele se dá na escola, de como isso é importante na relação professor/aluno, e o que falta e seria necessário para concretizá-lo de forma positiva nas salas de aulas. O artigo dialoga com vários teóricos da área, o que torna a leitura rica em informações e de fácil compreensão sobre o tema. Trata-se de uma reflexão muito importante para todos, pois envolve a qualidade do ensino e das relações consideradas ideais entre educadores e educandos. Dessa forma verificamos ao longo do trabalho muitos pontos que identificam os motivos de tratarmos com tanta importância o presente tema, ou a falta dessa importância, quando nota-se a diferença de afeto entre a educação infantil e o ensino fundamental, e o triste fato da gradativa perda dessa relação afetiva entre professor e aluno no decorrer das etapas da educação e conforme o aumento da idade das crianças. |
Abstract: | The present work describes a field research, added to the bibliographical researches, about the affectivity, and its importance in the formation of children and young people. It was intended to identify the positive points of affectivity and how it impacts the lives of teachers and students. Special emphasis was given to what the act of affection is, how it occurs in school, how important it is in the teacher/student relationship, and what is missing and would be necessary to achieve it in a positive way in the classrooms. The article dialogues with several theorists in the area, which makes the reading rich in information and easy to understand on the subject. This is a very important reflection for everyone, because it involves the quality of teaching and the relationships considered ideal between educators and students. In this way we verified throughout the work many points that identify the reasons for treating with such importance the present theme, or the lack of this importance, when it is noted the difference in affection between early childhood education and elementary school, and the sad fact of the gradual loss of this affective relationship between teacher and student during the stages of education and as the age of children increases. |
Palavras-chave: | Educação Escolar Afeto Aprendizagem Afetividade. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6283 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
3745.pdf | 240,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.