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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6261Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Adeline Silva Barreto Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2023-07-07T15:04:29Z | - |
| dc.date.available | 2023-07-07T15:04:29Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6261 | - |
| dc.description.abstract | - | |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Cartografia | - |
| dc.subject | Educação Somática | - |
| dc.subject | Processo colaborativo | - |
| dc.subject | Teatro | - |
| dc.subject | Dança | - |
| dc.title | (da) terra vermelha do Itamaracá: possibilidades de experimentação e criação em artes cênicas para a sala de aula | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dora de Andrade Silva | - |
| dc.description.resumo | Esta é uma pesquisa em arte que se propôs aproximar pesquisadora e objeto, refletindo sobre os percursos criativos pelos quais ambos passaram durante a construção de um experimento cênico. Este foi desenvolvido de forma colaborativa, nas aulas de Arte, com as crianças da turma 2° ano A do ensino fundamental I, da Escola Municipal Antônio José Paniago. A fim de reconhecer e valorizar a criança como produtora de arte, cultura e conhecimento, irei me apoiar em estudos de cultura, sobretudo das pesquisas desenvolvidas pelo artistaprofessor-pesquisador local Bessa-Oliveira. As práticas corporais para a experimentação e criação em artes cênicas foram desenvolvidas segundo abordagens da educação somática que entendem o corpo como uma unidade e o sujeito enquanto uma singularidade, e para tanto contei, principalmente, com as reflexões das autoras Miller (2012 e 2016), Strazzacappa (2012) e Silva e Santinho (2016 e 2016A). Trago ainda, contribuições da crítica genética, a partir de Salles (2011), para analisar os caminhos criativos percorridos, bem como rastros, abandonos, leis internas, tensões, etc., que emergiram durante a criação do experimento cênico. Assim, lancei mão do método cartográfico de pesquisa para acompanhar os percursos criativos do experimento cênico a partir dos autores Rabelo (2014 e 2021), Passos; Kastrup; Escóssia (2020). O processo criativo compreendeu cinco etapas, nomeadas, nesta pesquisa, de pistas metodológicas: prólogo, memória, aqui e agora, sonhos e epílogo. As pistas se deram de forma lúdica, a partir de jogos de improvisação em dança e teatro, que buscaram convidar para dentro do processo criativo histórias, memórias e sonhos das próprias crianças, selecionadas e contadas por elas. Todo o percurso resultou na elaboração de uma proposta pedagógica abrangendo experiências vividas durante esta pesquisa, a fim de colaborar com o ensino das artes cênicas para a sala de aula. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Artes | |
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| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
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