Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUCAS DE OLIVEIRA SOUZA MENDES-
dc.date.accessioned2023-07-05T22:42:18Z-
dc.date.available2023-07-05T22:42:18Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6233-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar a trajetória docente de um professor homem que lecionou no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Campo Grande, MS, e analisar como a produção científica dos últimos dez anos aborda essa temática. A pesquisa se justifica devido à baixa presença de professores homens na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, além da percepção conservadora na sociedade brasileira que enaltece a masculinidade e a feminilidade como dicotômicas. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando revisão de literatura e entrevista semiestruturada como metodologias. A revisão de literatura foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, buscando identificar trabalhos correlatos no período de 2012 a 2022. A entrevista foi conduzida com um professor que atuou nos anos iniciais, e os dados obtidos foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa contribui para compreender a trajetória dos professores homens nessa etapa de ensino e identificar lacunas na produção científica sobre o tema.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrajetória docente. Professor homem. Séries iniciais. Educação. Esteriótipos de gênero.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleTRAJETÓRIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UM PROFESSOR HOMEM NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1LUCIENE CLEA DA SILVA-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a trajetória docente de um professor homem que lecionou no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Campo Grande, MS, e analisar como a produção científica dos últimos dez anos aborda essa temática. A pesquisa se justifica devido à baixa presença de professores homens na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, além da percepção conservadora na sociedade brasileira que enaltece a masculinidade e a feminilidade como dicotômicas. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando revisão de literatura e entrevista semiestruturada como metodologias. A revisão de literatura foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, buscando identificar trabalhos correlatos no período de 2012 a 2022. A entrevista foi conduzida com um professor que atuou nos anos iniciais, e os dados obtidos foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa contribui para compreender a trajetória dos professores homens nessa etapa de ensino e identificar lacunas na produção científica sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2283.pdf243,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.