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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6230
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | (DES)VALORIZAÇÃO DOCENTE NAS POLÍTICAS CURRICULARES: SENTIDOS EM DISPUTA NA BASE NACIONAL COMUM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (BNC-FP) |
Autor(es): | Ana Karolinna Rodrigues Moraes |
Primeiro orientador: | MARIA APARECIDA LIMA DOS SANTOS |
Resumo: | O presente trabalho objetiva apresentar uma análise dos documentos de políticas educacionais de formação docente tomando, como ponto de partida, a Resolução CNE/CP nº 02/2015, a Resolução CNE/CP 02/2019 (BNC-Formação) e a Resolução CNE/CP 01/2020 (BNC-Formação Continuada). A metodologia privilegia a abordagem qualitativa, configurando-se como pesquisa documental de caráter bibliográfico. Para a análise documental utilizamos os princípios da Teoria do Discurso na perspectiva pós-fundacional, buscando compreender que sentidos dos significantes direitos e valorização circulam nesses documentos e a que projetos podem estar associados, além de analisar a relação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-FP) estabelecida pela Resolução CNE/CP 02/2019. Os resultados apontam que, nas políticas educacionais curriculares, o processo de busca de fixação de sentidos pretende disseminar e hegemonizar princípios de projetos que promovem a desvalorização docente. |
Abstract: | This study aims to present an analysis of educational policy documents for teacher training, taking as a starting point Resolution CNE/CP nº 02/2015, Resolution CNE/CP 02/2019 (BNC-Formação) and Resolution CNE/ CP 01/2020 (BNC-Continuing Education). The methodology privileges the qualitative approach, configuring itself as documentary research of a bibliographical nature. For the document analysis, we used the principles of Discourse Theory in the post-foundational perspective, seeking to understand what meanings of significant rights and appreciation circulate in these documents and to which projects they may be associated, in addition to analyzing the relationship of the National Common Curricular Base (BNCC) and the Common National Base for Initial Training of Basic Education Teachers (BNC-FP) established by Resolution CNE/CP 02/2019. The results point out that, in educational curricular policies, the process of searching for meanings intends to disseminate and hegemonize principles of projects that promote teacher devaluation. |
Palavras-chave: | Formação de professores. Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP) Direitos Valorização. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6230 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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