Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorADIANE QUELRI VALENTE FRANCA-
dc.date.accessioned2023-03-17T18:12:38Z-
dc.date.available2023-03-17T18:12:38Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5693-
dc.description.abstractThis study focused on the teaching of the Terena language in early childhood educationat the Alexina Rosa Figueiredo Indigenous School located in the Buriti IndigenousVillage, in the municipality of Dois Irmãos do Buriti in Mato Grosso do Sul, Brazil. Itsmain objective is to investigate the teaching practices regarding the use of the Terenalanguage in education for four- and five-year-old children and to verify if the Terenalanguage is the language of instruction used with Indigenous children of this age groupof the school in this study. There is a global concern regarding the strengthening ofIndigenous languages since most are at risk of extinction, and Buriti Village adds to thisstatistic, as there are few first-language speakers, which indicates the need for strategiesto strengthen the language. Intercultural and differentiated schooling provides for the useof this Indigenous language, which makes the school an important tool for itsmaintenance. The qualitative methodology used in this study consisted of a bibliographicsurvey on the legislation that guarantees the teaching of Indigenous languages at school, and authors such as Nincao (2003 - 2008), Cavalcante and Maher (2006), Farias (2015), Toneto (2008), Oliveira (2003), Hamel (2003), Knapp (2012), Brighenti and Chamorro(2012), Rajagopalan (2013), Altenhofen (2013), Maher (2013) and Lagares (2013), among others. As for the quantitative methodology, interviews were carried out withnineteen people, nine of which were teachers who have already worked in early childhoodeducation and school management, in addition to ten parents in the community, tounderstand how language teaching occurs in the children's schooling in the village inquestion. The results of this study give an overview of the linguistic situation of thisIndigenous language in the community, reinforcing the need for language policies forIndigenous schools.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Escolar Indígena, Política Linguística, Educação Infantil.-
dc.titleO ENSINO DA LÍNGUA TERENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAESCOLA POLO MUNICIPAL INDÍGENA ALEXINA ROSA FIGUEIREDOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rogerio Vicente Ferreira-
dc.description.resumoEsta pesquisa focalizou o ensino da língua Terena na educação infantil da Escola Indígena Alexina Rosa Figueiredo que fica na Aldeia Indígena Buriti, município de Dois Irmãos do Buriti em Mato Groso do Sul MS. Tem como objetivo principal averiguar as práticas de ensino referente ao uso da língua Terena na educação para crianças de quatro e cinco anos de idade e verificar se a língua Terena é a língua de instrução usada com crianças indígenas desta faixa etária na escola pesquisada, pois existe uma preocupação mundial referente ao fortalecimento das línguas indígenas, uma vez que a maioria corre risco de extinção e, a aldeia Buriti, engrossa essa estatística, pois há poucos falantes da língua materna, o que indica a necessidade de estratégias para o fortalecimento da língua. A escolarização intercultural e diferenciada proporciona o uso da língua materna, o que torna a escola em uma importante ferramenta para a sua manutenção. A metodologia qualitativa empregada na pesquisa constou de levantamento bibliográfico sobre aslegislações que garantem o ensino da língua indígena na escola, e autores como Nincao(2003 - 2008), Cavalcante e Maher (2006), Farias (2015), Toneto (2008), Oliveira (2003), Hamel (2003), Knapp (2012), Brighenti e Chamorro (2012), Rajagopalan (2013), Altenhofen (2013), Maher (2013) e Lagares (2013) entre outros. Quanto a metodologia quantitativa, foram realizadas entrevistas com dezenove pessoas, sendo 09 professores, que já atuaram na educação infantil e na gestão escolar e dez pais da comunidade, para compreender como ocorre o ensino da língua, na escolarização infantil, na aldeia em questão. Os resultados deste estudo evidenciam um panorama da situação da língua indígena na comunidade e reforça a necessidade de políticas linguísticas para a escola indígena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação. FRANÇA. Adiane Q.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.