Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRückert, Fabiano Quadros-
dc.creatorMariano, Jorge Luis Mazzeo-
dc.date.accessioned2022-12-05T19:06:39Z-
dc.date.available2022-12-05-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.isbn978-65-86943-96-2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5426-
dc.description.abstractThe book brought together a set of texts written by researchers interested in the field of School Culture studies. Written by 36 authors from 7 higher education institutions, and comprising 16 chapters, the book covers topics such as (i) the organization and functioning of educational institutions; (ii) the construction and circulation of knowledge used in the field of education; (iii) the historicity of the disciplines and teaching materials; (iv) the daily life and multiple spatialities of school teaching institutions; (v) the curriculum and their intentions [explicit and implicit]; (vi) disciplinary practices in the school environment; (vii) the discourses produced about the school and (viii) and the relationships that teachers and students establish with the media. The texts, although different in their propositions and methodologies, converge in the reflection on the material and immaterial aspects of School Culture, refute the idea of ​​school as a homogeneous institution, value the historicity of educational phenomena and foster an interesting interdisciplinary dialogue. Considering the proposal of Public Notice N. 04/2021 (AGECOM-UFMS), it brought together authors who research School Culture within the State of Mato Grosso do Sul. In this regard, the only exception corresponds to the chapter on media habits of students and teachers, which presents data from a national survey.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofCultura escolar em perspectiva democrática: saberes e práticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectMato Grosso do Sulpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleCultura escolar em perspectiva democrática: saberes e práticaspt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoO livro reuniu um conjunto de textos escritos por pesquisadores interessados no campo de estudos da Cultura Escolar. Escritos por 36 autores procedentes de 7 instituições de Ensino Superior, e composto de 16 capítulos, o livro contempla temas como (i) a organização e o funcionamento das instituições de ensino; (ii) a construção e circulação de saberes usados no âmbito da educação; (iii) a historicidade das disciplinas e dos materiais didáticos; (iv) o cotidiano e as múltiplas espacialidades das instituições de ensino escolar; (v) o currículo e as suas intencionalidades [explícitas e implícitas]; (vi) as práticas de disciplinarização no ambiente escolar; (vii) os discursos produzidos sobre a escola e (viii) e as relações que docentes e discentes estabelecem com a mídia. Os textos, apesar de distintos nas suas proposições e metodologias, convergem na reflexão sobre os aspectos materiais e imateriais da Cultura Escolar, refutam a ideia da escola como uma instituição homogênea, valorizam a historicidade dos fenômenos educacionais e fomentam um interessante diálogo interdisciplinar. Considerando a proposta do Edital N. 04/2021 (AGECOM-UFMS), reuniu autores que pesquisam a Cultura Escolar no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. Neste aspecto, a única exceção corresponde ao capítulo sobre hábitos midiáticos de discentes e docentes que apresenta dados de uma pesquisa nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CULTURA_ESCOLAR_EM_PERSPECTIVA_DEMOCRÁTICA_.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons