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dc.creatorGiovana Alle Hollender Azambuja-
dc.date.accessioned2022-10-26T17:35:06Z-
dc.date.available2022-10-26T17:35:06Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5318-
dc.description.abstractThe psychological suffering of university students has increased in recent years, as the interest of researchers into the topic. Studies have been carried out to identify recurrent symptoms and disorders, factors that influence academic experience, adaptive possibilities, among others, always pointing to the growing need of psycological assistance in universities. However, few studies have addressed the percepction of students themselves and the meanings attributed by them to this suffering, present in their narratives. This research seeks to investigative reports of academic experiences and psychological distress of undergraduate students at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) during the Covid-19 pandemic period. The objective is to enable an expansion in the understanding of the psychological suffering of university students from their narratives about academic experiences and psychic suffering in the pandemic period. For this, the data analysis was carried out in the light of cultural studies and social psychology theorists. This is an exploratory-descriptive qualitative research with a cross-sectional for which a questionnaire was applied through an online form to UFMS undergraduate students who at some point in their academic career expressed emotional/psychological difficulties and seek psychological care offered by the university. The research presents as results the existence of difficulties emotional/psychological at different moments of the graduation, being evident the presence of constant reports of anxiety by students, especially in the pandemic period in which the demands for productivity have increased and the ways of life and interpersonal relationships have undergone considerable changes. We hope with this study contribute to the construction of effective actions at the university that make it possible to rethink relationship in the environment university, in the sense of a culture of care.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSofrimento psíquico. Estudantes universitários. Pandemia. Vivências acadêmicas. Narrativas.-
dc.title(Sobre)vivência acadêmica e pandemia da Covid-19: percepções de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Helen Paola Vieira Bueno-
dc.description.resumoO sofrimento psíquico de estudantes universitários tem aumentado nos últimos anos, assim como o interesse de pesquisadores pelo tema. Estudos têm sido feitos buscando identificar sintomas e transtornos recorrentes, fatores que influenciam na vivência acadêmica, possibilidades adaptativas, entre outros, sempre apontando para a crescente necessidade de assistência psicológica nas universidades. Contudo, poucos são os estudos que tratam da percepção dos próprios estudantes e os sentidos atribuídos por eles a esse sofrimento, presentes em suas narrativas. Esta pesquisa busca investigar relatos das vivências acadêmicas e de sofrimento psíquico de estudantes de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) durante o período de pandemia da Covid-19. O objetivo consiste em possibilitar uma ampliação na compreensão do sofrimento psíquico de estudantes universitários a partir de suas narrativas quanto às vivências acadêmicas e o sofrimento psíquico no período pandêmico atual. Para isso, a análise dos dados foi feita à luz dos teóricos dos estudos culturais e da psicologia social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo exploratório-descritivo de corte transversal para a qual foi utilizado questionário aplicado por meio de formulário online a estudantes de graduação da UFMS que em algum momento de sua trajetória acadêmica manifestaram dificuldades emocionais/psicológicas e procuram atendimento psicológico oferecido pela universidade. A pesquisa apresenta como resultados a existência de dificuldades emocionais/psicológicas em diversos momentos da graduação, sendo evidente a presença constante de relatos de ansiedade por parte dos estudantes, especialmente no período pandêmico em que as demandas por produtividade aumentaram e as formas de vida e de relacionamentos interpessoais sofreram consideráveis alterações. Esperamos com este estudo contribuir para a construção de ações efetivas na universidade que possibilitem repensar as relações no ambiente universitário, no sentido de uma cultura de cuidado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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