Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZwarg, Joanna Durand-
dc.creatorArf, Lucilene Garcia Machado-
dc.creatorBarreda, Suzana Vinicia Mancilla-
dc.date.accessioned2022-10-18T12:40:10Z-
dc.date.available2022-10-18-
dc.date.issued2022-10-18-
dc.identifier.isbn978-65-89995-19-7pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5219-
dc.description.abstractThis collection entitled El español en Mato Grosso do Sul – Brasil: lengua, cultura, literatura, enseñanza, investigation y formación de profesores is composed of 12 chapters that present data and situations of the Spanish language in a state that borders two Hispanic countries, Paraguay and Bolivia, involving research and reflections around themes that dialogue with culture, Hispanic literature and all the idiosyncrasies that make up the Spanish-speaking world that is approaching the state of Mato Grosso do Sul. The texts were written by professors from the Federal University of Mato Grosso do Sul/UFMS, in its different campuses; the Federal Institute of Mato Grosso do Sul/IFMS; from the Military College; the State Network and the Municipal Education Networks that work in the teaching/learning process. Although it was not the main focus, the work provides a small overview of the history of teaching and training of Spanish teachers in the state, considering the roles of the university, the legislative documents of education and the interdisciplinarity of knowledge that will govern the society that is being designed. , in a new concept of education centered on contemporary pluricultural contents. In short, it is a material of historical, cultural and social importance, in addition to serving as a future research material, as it is a multidisciplinary work that encourages and collaborates to draw a map of changes in the offer of the Spanish language as a foreign language, the advances and the setbacks, as well as the resistance of teachers, researchers and other professionals who fight for the respect and appreciation of Spanish in the state.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofEl español en Mato Grosso do Sul-Brasil: lengua, cultura, literatura, enseñanza, investigación y formación de profesorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLínguas e Linguagempt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCultura Hispânicapt_BR
dc.titleEl español en Mato Grosso do Sul-Brasil: lengua, cultura, literatura, enseñanza, investigación y formación de profesorespt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEsta coletânea intitulada El español en Mato Grosso do Sul – Brasil: lengua, cultura, literatura, enseñanza, investigación y formación de profesores está composta por 12 capítulos que apresentam dados e situações da língua espanhola em um estado que faz fronteira com dois países hispânicos, Paraguai e Bolívia, envolvendo pesquisas e refexões em torno de temas relevantes que dialogam com a cultura, literaturas hispânicas e toda a idiossincrasia que compõe o mundo hispano-falante que se avizinha ao estado sul-mato-grossense. Os textos foram escritos por professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, em seus diversos campus; do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/ IFMS; do Colégio Militar; da Rede Estadual e das Redes Municipais de Ensino que atuam no processo de ensino/aprendizagem. Embora não tenha sido o foco principal, a obra proporciona um pequeno panorama da história do ensino e formação de professores de espanhol no estado, considerando os papéis da universidade, os documentos legislativos de educação e a interdisciplinaridade do conhecimento que regerá a sociedade que se desenha, em um novo conceito de educação centrada em conteúdos contemporâneos pluriculturais. Enfm, trata-se de um material de importância histórica, cultural e social além de servir como futuro material de pesquisa por ser um trabalho multidisciplinar que fomenta e colabora para traçar um mapa das mudanças na oferta da língua espanhola como língua estrangeira, os avanços e os recuos, bem como a resistência dos docentes, pesquisadores e demais profssionais que lutam pelo respeito e valorização do espanhol no estado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
El_Español_em_Mato_Grosso_do_Sul.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons