Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBakargi, Zelia Vieira de Quevedo-
dc.date.accessioned2022-09-23T17:27:46Z-
dc.date.available2022-09-23-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.identifier.isbn978-65-89995-20-3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5117-
dc.description.abstractThe study on which this work is based investigated the ways in which educators construct their discourses and their practices predominantly based on their spontaneous concepts, as a result of the fact that, during their academic training, they were offered insufficient reflections/discussions on equality of genders and school reality not deepening questions related to the historical and cultural construction of naturalized concepts regarding gender, equality of rights and opportunities. In view of this, the need to reframe some concepts is discussed, raising new school practices, so that educational institutions, through their agents, represent an environment that is less reinforcing of inequalities and oppression and even of struggle and empowerment, especially of women, approaching their essential, democratic and emancipatory function.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofA ausência de empatia entre as meninas e o feminismo na escola como instrumento para a igualdade de gênerospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIgualdade de gênerospt_BR
dc.subjectViolência nas escolaspt_BR
dc.titleA ausência de empatia entre as meninas e o feminismo na escola como instrumento para a igualdade de gênerospt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoO estudo em que se baseia a presente obra investigou os modos com que os educadores constroem seus discursos e suas práticas preponderantemente baseados em seus conceitos espontâneos, em consequência de que, durante a formação acadêmica, lhes tenham sido oferecidas insuficientes reflexões/discussões sobre igualdade de gêneros e realidade escolar não aprofundando questionamentos relativos à construção histórica e cultural dos conceitos naturalizados quanto à gênero, igualdade de direitos e oportunidades. Diante disso, discute-se a necessidade de ressignificação de alguns conceitos, suscitando novas práticas escolares, para que as instituições de ensino, através de seus agentes, representem um ambiente menos reforçador das desigualdades e de opressão e até de luta e empoderamento, principalmente das mulheres, aproximando-se de sua função essencial, democrática e emancipadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_AUSÊNCIA_DE_EMPATIA (1).pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons