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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Anderson Aprígio da-
dc.date.accessioned2022-04-17T15:25:38Z-
dc.date.available2021-11-20-
dc.date.issued2021-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4727-
dc.description.abstractComo resultado da crescente preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia as organizações contemporâneas a considerarem questões ambientais e sociais de seus processos produtivos. Surge nesse cenário a crescente importância do marketing verde, que propõe que as ações mercadológicas sejam desenvolvidas não só no intuito de satisfazer os consumidores, mas também levando em consideração as questões ambientais. No entanto, algumas organizações acabam optando por um caminho relativamente mais fácil, divulgando uma imagem verde sem que haja um real respaldo, criando a ilusão de que o consumidor está comprando algo correto, mas na verdade, seus méritos ecológicos são apenas aparentes, em uma prática conceituada como greenwashing ou lavagem verde. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi identificar na literatura brasileira na área de administração, o estado da arte sobre a prática de lavagem verde ou greenwashing. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática integrativa de literatura sobre o tema, com artigos científicos em português disponíveis na base de dados Spell. Os resultados apresentam os principais conceitos de lavagem verde, os principais focos dessas práticas, os comportamentos das empresas que praticam a lavagem verde e a chamada “confusão verde” que dificulta o julgamento dos consumidores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectGreenwashingpt_BR
dc.subjectLavagem Verdept_BR
dc.subjectMaquiagem Verdept_BR
dc.subjectMarketing Verdept_BR
dc.titleGREENWASHING: conceitos, práticas, comportamentos e julgamentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sordi, Victor Fraile-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120431017656310pt_BR
dc.contributor.referee1Resch, Sibelly-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Wesley Osvaldo Pradella-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000000pt_BR
dc.description.resumoComo resultado da crescente preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia as organizações contemporâneas a considerarem questões ambientais e sociais de seus processos produtivos. Surge nesse cenário a crescente importância do marketing verde, que propõe que as ações mercadológicas sejam desenvolvidas não só no intuito de satisfazer os consumidores, mas também levando em consideração as questões ambientais. No entanto, algumas organizações acabam optando por um caminho relativamente mais fácil, divulgando uma imagem verde sem que haja um real respaldo, criando a ilusão de que o consumidor está comprando algo correto, mas na verdade, seus méritos ecológicos são apenas aparentes, em uma prática conceituada como greenwashing ou lavagem verde. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi identificar na literatura brasileira na área de administração, o estado da arte sobre a prática de lavagem verde ou greenwashing. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática integrativa de literatura sobre o tema, com artigos científicos em português disponíveis na base de dados Spell. Os resultados apresentam os principais conceitos de lavagem verde, os principais focos dessas práticas, os comportamentos das empresas que praticam a lavagem verde e a chamada “confusão verde” que dificulta o julgamento dos consumidores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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