Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Tatiane de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-17T14:42:49Z | - |
dc.date.available | 2021-11-19 | - |
dc.date.issued | 2021-11-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4720 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo analisar a inserção dos estudantes e egressos do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Naviraí (CPNV) no mercado de trabalho e suas percepções sobre o desenvolvimento de competências para atuação nos cargos que ocupam atualmente. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa e quantitativa, descritiva e os dados foram coletados por meio de questionário, em 2021, pela coordenação do curso estudado, sendo que os resultados foram disponibilizados para este estudo. Os respondentes foram os acadêmicos matriculados em todos os semestres do curso e egressos da primeira turma, formada em 2020, totalizando um universo de aproximadamente 200 pessoas. Destes, 90 responderam à pesquisa. Os principais resultados do estudo são: a) a maioria dos acadêmicos e egressos já inicia o curso exercendo atividade profissional e continuam inseridos no mercado durante o curso; b) a maioria exerce funções relacionadas à administração e; c) os participantes apontam principalmente as soft skills como as competências que mais precisam desenvolver. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Administração | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de Competências | pt_BR |
dc.title | O MERCADO DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR: Estudo com acadêmicos e egressos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí/MS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Resch, Sibelly | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4653422190545071 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Jaiane Aparecida | - |
dc.contributor.referee2 | Sordi, Victor Fraile | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0000000000000000 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar a inserção dos estudantes e egressos do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Naviraí (CPNV) no mercado de trabalho e suas percepções sobre o desenvolvimento de competências para atuação nos cargos que ocupam atualmente. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa e quantitativa, descritiva e os dados foram coletados por meio de questionário, em 2021, pela coordenação do curso estudado, sendo que os resultados foram disponibilizados para este estudo. Os respondentes foram os acadêmicos matriculados em todos os semestres do curso e egressos da primeira turma, formada em 2020, totalizando um universo de aproximadamente 200 pessoas. Destes, 90 responderam à pesquisa. Os principais resultados do estudo são: a) a maioria dos acadêmicos e egressos já inicia o curso exercendo atividade profissional e continuam inseridos no mercado durante o curso; b) a maioria exerce funções relacionadas à administração e; c) os participantes apontam principalmente as soft skills como as competências que mais precisam desenvolver. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CPNV | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração - Bacharelado (CPNV) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Tatiane Versão Final.pdf | 556,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons