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dc.creatorLarissa Beatriz Molgora-
dc.date.accessioned2022-03-29T20:23:18Z-
dc.date.available2022-03-29T20:23:18Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4611-
dc.description.abstractDuring the pandemic caused by the SARS-CoV 2 virus, an Emergency Remote Teaching regime was established, causing difficulties in adaptation for both teachers and students. In particular, the Assessment process proved to be challenging to carry out online and, considering this, we developed our research objective: “How do the pandemic, the Remote Teaching and the assessment practices carried out influenced the learning of Calculus I students?. Thus, we carried out our data production in a discipline of Differential and Integral Calculus I with students coming mostly from Engineering courses, and the assessment processes of the course were divided into three moments: Diagnostic Assessment, Formative Assessment and Summative Assessment. After that, the data produced (videos, conversations on Telegram, answers in questionnaires, etc.) were analyzed taking into account their historical-cultural context, the voices of the different subjects that emerged in a system also constituted by an object, artifacts, rules and a community that is divided to work in different ways. For this, we use the Activity Theory from Engëstrom (2001; 2015) and Souto (2013; 2014) and the theoretical construct of humans-with-media (BORBA, 1999; SOUTO, 2014; BORBA, VILLARREAL, 2005 ). From this, we were able to notice that allowing or not communication between individuals, evaluating in just one moment or throughout the semester, carrying out teaching in person or remotely, family commitments and/or difficulties, health issues and the relationship with colleagues are just some of the numerous factors that influence the students' learning process, causing a true Butterfly Effect.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais. Seres-humanos-com-mídias. Teoria da Atividade. Ensino Superior.-
dc.titleEFEITO BORBOLETA EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I EM TEMPOS DE PANDEMIA: entre Ensino Remoto, Tecnologias Digitais e Avaliações.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Aparecida Santana de Souza Chiari-
dc.description.resumoDurante a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV 2 foi estabelecido um regime de Ensino Remoto Emergencial, que causou dificuldades de adequação tanto para professores quanto para alunos. Em especial, o processo de Avaliação mostrou-se desafiador de ser realizado online e, considerando isso, elaboramos nossa questão de pesquisa: “Como uma disciplina de Cálculo I realizada durante a pandemia se mostra a partir de suas práticas avaliativas?”. Assim, realizamos nossa produção de dados em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I com alunos provindos majoritariamente de cursos de Engenharia, sendo que os processos avaliativos do curso dividiram-se em três momentos: Avaliação Diagnóstica, Avaliação Formativa e Avaliação Somativa. Após isso, os dados produzidos (vídeos, conversas no Telegram, respostas em questionários, etc.) foram analisados levando em conta seu contexto histórico-cultural, as vozes dos diferentes sujeitos que surgiram num sistema constituído também por um objeto, artefatos, regras e uma comunidade que se divide para trabalhar de diversas maneiras. Para isso, utilizamos a Teoria da Atividade a partir de Engëstrom (2001; 2015) e Souto (2013; 2014) e o construto teórico de seres-humanos-com-mídias (BORBA, 1999; SOUTO, 2014; BORBA, VILLARREAL, 2005). A partir disso, pudemos notar que permitir ou não a comunicação entre os indivíduos, avaliar em só um momento ou ao longo do semestre, realizar o ensino de forma presencial ou remota, os compromissos e/ou dificuldades familiares, as questões de saúde e a relação com os colegas são apenas alguns dos inúmeros fatores que influenciam no processo de aprendizagem dos alunos, causando um verdadeiro Efeito Borboleta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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