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dc.creatorNascimbene, Franciely Sanabria-
dc.date.accessioned2022-03-21T22:25:29Z-
dc.date.available2020-12-15-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4506-
dc.description.abstractA cultura do endividamento é impulsionada pela facilidade de aquisição de crédito e o imediatismo, na qual está sendo mais importante a sensação de “ter” ao invés de “ser”. O endividamento ganhou destaque nas finanças comportamentais, pelo fato de que estes aspectos comportamentais podem acarretar problemas financeiros não só ao indivíduo, como também a toda sociedade. O objetivo deste estudo foi discutir o endividamento pessoal dos consumidores sob a perspectiva das finanças comportamentais. Para tanto, empregou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, aplicando-se um questionário fechado a uma amostra aleatória de 148 indivíduos. Os resultados sugerem que a amostra de participantes pesquisada, mesmo possuindo um alto nível de renda e escolaridade em relação à média nacional, estão sujeitos a vieses cognitivos quando o assunto são decisões financeiras e endividamento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectFinanças Comportamentaispt_BR
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectAutocontrolept_BR
dc.subjectViés do Presentept_BR
dc.titleENDIVIDAMENTO PESSOAL DOS CONSUMIDORES: Um estudo sob a ótica das Finanças Comportamentaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sordi, Victor Fraile-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120431017656310pt_BR
dc.contributor.referee1Casagranda, Yasmin Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4888412515903604pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fábio da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5862042518562844pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4402740968910974pt_BR
dc.description.resumoA cultura do endividamento é impulsionada pela facilidade de aquisição de crédito e o imediatismo, na qual está sendo mais importante a sensação de “ter” ao invés de “ser”. O endividamento ganhou destaque nas finanças comportamentais, pelo fato de que estes aspectos comportamentais podem acarretar problemas financeiros não só ao indivíduo, como também a toda sociedade. O objetivo deste estudo foi discutir o endividamento pessoal dos consumidores sob a perspectiva das finanças comportamentais. Para tanto, empregou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, aplicando-se um questionário fechado a uma amostra aleatória de 148 indivíduos. Os resultados sugerem que a amostra de participantes pesquisada, mesmo possuindo um alto nível de renda e escolaridade em relação à média nacional, estão sujeitos a vieses cognitivos quando o assunto são decisões financeiras e endividamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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