Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4495
Tipo: Dissertação
Título: EFEITOS DE INTERVENÇÕES LÚDICAS DIGITAIS EM PACIENTES COM CÃNCER DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Autor(es): Sandra Pinto
Primeiro orientador: Juliana Dias Reis Pessalacia
Resumo: PINTO, S. Efeitos de intervenções lúdicas digitais em pacientes com câncer durante a pandemia da Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Tres Lagos, 2022. Introdução: A pandemia da Covid-19 teve impacto direto no estado emocional e na qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes oncológicos no Brasil e no mundo. O medo da contaminação, a insegurança quanto às mudanças no esquema de tratamento do câncer e a solidão devido ao isolamento social podem estar relacionados à ansiedade, depressão e estresse vivenciados por esta população. Neste cenário, recomenda-se estratégias de estabilização emocional voltadas para a criação de vínculo entre os pacientes e profissionais da Rede de Atenção à Saúde e o envolvimento em atividades de distração e prazer, auxiliando na redução do estresse agudo. As tecnologias digitais da informação e comunicação facilitam o engajamento dos pacientes em intervenções de saúde e garantem o estabelecimento de vínculos de modo seguro. Objetivos: Avaliar os efeitos de intervenções lúdicas digitais na qualidade de vida relacionada à sáude, sintomas de depressão, ansiedade, estresse e apoio social em pacientes oncológicos, durante a pandemia da Covid-19. Materiais e método: Trata-se de um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, que comparou a qualidade de vida relacionada à sáude, sintomas de depressão, ansiedade, estresse e apoio social, em três tempos de um programa de intervenções lúdicas digitais. A pesquisa ocorreu entre agosto de 2020 e outubro de 2021 em uma organização não governamental no município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil. Os critérios de inclusão foram: estar cadastrado na organização em 2020, ter idade superior a 18 anos, ter condições cognitivas para participar, ter acesso à internet e smartphone e letramento digital. Foram excluídos os indivíduos com debilidades ou deficiências que impossibilitassem responder aos instrumentos de avaliação e participar das intervenções e o critério de descontinuidade foi participar em menos que 75% das atividades. A amostra final foi de 15 participantes. As intervenções compreenderam a oferta de atividades recreativas: contação de histórias, jogos, culinária, expressão artística e corporal, semanalmente, em duas etapas, com duração de quatro meses cada. As características sociodemográficas e clínicas foram avaliadas por um questionário elaborado pelos pesquisadores. Os instrumentos de avaliação adotados foram o questionário de qualidade de vida relacionada à saúde da Organização Europeia para Pesquisa e Tratamento do Câncer; escala de depressão, ansiedade e estresse e a escala de apoio social do Medical Outcome Study; todas adaptadas e validadas o para o Brasil. Os pacientes foram avaliados nos tempos: pré, pós-intervenção1 e pós-intervenção2. Foram utilizados modelos lineares generalizados e testes não paramétricos de Friedman e Nemenyi para verificar diferenças antes e após as intervenções, considerando-se nível de significância de 5%. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino (88,89%), tinha acima de 50 anos (55,56%), casado (44,44%), com menos de oito anos de estudo (66,67%), apresentou câncer de mama (66,67%) e estava em seguimento (61,11%). A percepção da qualidade de vida melhorou significativamente na função emocional pós-intervenção2 em relação ao tempo pré (p=0.0020). Os sintomas de depressão (p= 0,0106), ansiedade (p=0,0002), estresse (p=0,0032) e o apoio emocional/interação social positiva (p<0,0001) foram melhores pós-intervenção1 e pós-intervenção2 em relação ao tempo pré. Conclusão: As intervenções lúdicas digitais melhoraram a qualidade de vida emocional, sintomas de depressão, ansiedade, estresse e o apoio emocional/ interação social positiva em pacientes oncológicos durante a pandemia da Covid-19, devendo ser estimulada entre esta população. Palavras-chave: Enfermagem Oncológica. Covid-19. Tecnologia da Informação. Intervenção Baseada em Internet. Qualidade de vida. Depressão. Ansiedade. Estresse. 
Abstract: PINTO, S. The effects of digital playful interventions in cancer patients during the Covid-19 pandemic. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Tres Lagos, 2022. Introduction: The Covid-19 pandemic had a direct impact on the emotional state and health-related quality of life of cancer patient in Brazil and around the world. Anxiety, depression and stress experienced by this population related to the fear of contamination, the insecurity about changes in the cancer treatment regimen and the loneliness due to social isolation. In this scenario, recommended emotional stabilization strategies aimed at creating a bond between patient and their health care network professionals and the involvement in activities of distraction and pleasure, helping to reduce acute stress. Digital information and communication technologies facilitate the engagement of patients in health interventions and ensure the establishment of bond in a secure way. Objectives: To evaluate the effects of playful digital interventions on health-related quality of life, depression, anxiety, stress symptoms and social support in cancer patients during the Covid-19 pandemic. Materials and methods: This is an almost-experimental study, based on before and after, which compared the health-related quality of life, depression, anxiety, stress and social support, in three times of a program of digital playful interventions. The research took place between August 2020 and October 2021 in a non-governmental organization in the municipality of Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brazil. Registered with the organization in 2020 is inclusion criteria, age over 18 and cognitive and clinical conditions to participate, internet access and smartphone and digital literacy. Were excluded Individuals with weaknesses or disabilities that made it impossible to respond to the assessment instruments and participate in interventions, and the discontinuation criterion was to participate in less than 75% of the activities. The final sample consisted of 15 participants. The interventions include the offer of recreational activities: meetings, games, cooking, artistic and corporal expression, weekly, in two stages, lasting four months each. Using a questionnaire developed by the researchers were assessed Sociodemographic and clinical characteristics. The evaluation instruments adopted were the health-related quality of life questionnaire from the European Organization for Research and Treatment of Cancer; Depression, Anxiety and Stress Scale and the Medical Outcome Study Social Support Scale; all adapted and validated for Brazil. Were evaluated patients at the following times: pre, post-intervention1 and post-intervention2. Were used generalized linear models, Friedman and Nemenyi nonparametric tests to verify differences before and after the interventions; considering 5% significance level. Results: The most were female (88.89%), over 50 years old (55.56%), married (44.44%), with less than eight years of study (66, 67%), had breast cancer (66.67%) and was being followed (61.11%). The perception of quality of life improved in post-intervention2 emotional function, than in the pre-intervention period, with statistical significance (p=0.0020). Symptoms of depression (p=0.0106), anxiety (p=0.0002), stress (p=0.0032) and emotional support/positive social interaction (p<0.0001) were better post-intervention1 and post-intervention2, in relation to the pre-intervention time. Conclusion: The digital playful interventions improved the emotional quality of life, depression, anxiety, stress symptoms and emotional support/positive social interaction in cancer patients during the Covid-19 pandemic should be encouraged among this population. Keywords: Oncology nursing. Covid-19. Information Technology. Internet-Based Intervention. Quality of life. Depression. Anxiety. Stress.
Palavras-chave: covid-19
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4495
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SandraPinto_2022.pdf921,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.