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dc.creatorLuciano Magalhães Alves-
dc.date.accessioned2022-01-06T17:31:41Z-
dc.date.available2022-01-06T17:31:41Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4256-
dc.description.abstractThis work aimed to present the philosophy as creative concepts in Deleuze, and from this perspective assist in the discussion of democratic values in philosophy classes. Through practical classroom experience, showing how philosophical activity would allow the constitution of critical citizens through argumentative practices. The text proposes to discuss two elements: The notion of teaching philosophy as a philosophical activity development concepts; Tocqueville's concepts of: equal conditions, the equality-freedom relationship, the tyranny of the majority, and the importance of associative life; and the argumentative processes (understood here as the different didactic situations where students are led to discuss, debate and justify their ideas) in philosophy classes. The result goals to propose a didactic sequence. The analysis and the results of this practice will be proposed as an addition to the curricular proposal for the teaching of philosophy of the Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, because it does not include the authors approached. Therefore, it could guide the work of the other professionals in the same subject area. KEYWORDS: Concept elaboration. Democracy. Deleuze. Tocqueville. Argumentation-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectElaboração de conceitos, democracia, Deleuze, Tocqueville, Argumentação-
dc.title"Valores democráticos e elaboração de conceitos : Tocqueville e Deleuze nas aulas de filosofia"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marta Rios Alves Nunes da Costa-
dc.description.resumoRESUMO Este trabalho teve como objeto apresentar a filosofia compreendida como criadora de conceitos, em Deleuze, e como a partir desta perspectiva, pode auxiliar na discussão dos valores democráticos nas aulas de filosofia. Por meio de uma experiência prática em sala de aula, mostra como a atividade filosófica permite a constituição de cidadãos mais críticos através das práticas argumentativas. O texto discute dois elementos: A noção do ensino de filosofia como atividade filosófica de criação de conceitos e os conceitos em Tocqueville de: igualdade de condições, a relação igualdade - liberdade, a tirania da maioria e a importância da vida associativa. E apresenta processos argumentativos no produto elaborado (aqui entendidos como as diferentes situações didáticas onde o aluno é levado a discutir, debater e expor com justificativas suas ideias) nas aulas de filosofia. O resultado visa propor uma sequência didática. A análise e os resultados desta prática serão apresentados como um adendo à proposta curricular, para o ensino de filosofia, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, pois a mesma não contempla os autores abordados. O que poderia, assim, nortear o trabalho de outros profissionais da mesma área de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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