Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3861
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Anitelli, Felipe | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T21:42:54Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:56:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-06 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-86943-68-9 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3861 | - |
dc.description | SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO: uma nova agenda da política habitacional de interesse social 2. NOTAS SOBRE DINÂMICAS URBANAS E TERRITORIAIS 3. DIMENSÃO SOCIAL: o programa de locação social versus a lógica proprietária 4. DIMENSÃO ARQUITETÔNICA: o programa de necessidades e os arranjos espaciais 5. DIMENSÃO CONSTRUTIVA: excentricidades da reabilitação edilícia 6. INTERMITÊNCIAS POLÍTICAS E OPORTUNIDADES PERDIDAS: Edifício 9 de julho 7. SUPLEMENTO: Entrevista com Celso Aparecido Sampaio 8. REFERÊNCIAS | pt_BR |
dc.description.abstract | Social location has never been a priority in the Brazilian public administration. Access to housing almost always occurred through access to property, purchase of property, financing of “own house” in popular parlance. This may be an initial difficulty, imposed by the gender policies themselves, by excluding the location of their main objectives. Nascimento (2016) mentions the MCMV, whose hegemony interfered with housing provision aimed at low-income and limited other paths and alternatives. On the one hand, this asset is acquired through the purchase of the property. On the other hand, the development of historical Brazilian political-economic relations points to huge contradictions in access to property (FERREIRA, 2005). Therefore, urban land was almost always inaccessible to population groups with fewer resources, that is, the poor had insurmountable difficulties in accessing housing, at least access to housing provided by the formal real estate market or by public housing policies. This helps to explain the tens of millions of families who precariously build their homes themselves, in slums, for example. - *** - The rehabilitation of idle and deteriorated buildings and their conversion into housing of social interest is a housing policy that changes the terms of a hegemonic provision in recent decades, which was implemented through the construction of large, standardized housing complexes located in poor outskirts. On the other hand, in the context of the experience studied here, there is an inversion: rehabilitation of existing buildings instead of construction of new ones. These properties are deteriorated over time, but also due to idleness or abandonment by their respective owners, and are located in consolidated central regions. Three main dimensions were identified that underlie this rehabilitation and establish parameters for government programs. The success of such a public policy would be obtained when the managers involved formulate actions based on these dimensions: (1) SOCIAL; (2) ARCHITECTURAL; (3) CONSTRUCTIVE. These three aspects scale the complexity of the topic. It should be noted that the intention here is not to exhaust these issues, but to present them, relate them and bring them closer to rehabilitation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política habitacional – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Habitação | pt_BR |
dc.subject | Edifícios – Deterioração | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e urbanismo | pt_BR |
dc.title | Habitação social na região central: reabilitação de edifícios ociosos e deteriorado | pt_BR |
dc.title.alternative | Social housing in the central region: rehabilitation of idle and deteriorated buildings | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.resumo | A locação social nunca foi prioridade na administração pública brasileira. O acesso à moradia quase sempre ocorreu através do acesso à propriedade, da compra do imóvel, do financiamento da “casa própria” no linguajar popular. Essa talvez seja uma dificuldade inicial, imposta pelas próprias políticas do gênero, ao excluírem a locação de seus principais objetivos. Nascimento (2016) menciona o MCMV, cuja hegemonia interferiu na provisão imobiliária voltada para baixa renda e limitou outros caminhos e alternativas. Por um lado, esse bem é adquirido através da compra do imóvel. Por outro lado, o desenvolvimento das históricas relações político-econômicas brasileiras aponta para enormes contradições no acesso à propriedade (FERREIRA, 2005). Por isso, a terra urbana quase sempre foi inacessível aos estratos populacionais com menos recursos, ou seja, os pobres tiveram dificuldades intransponíveis de acesso à moradia, ao menos acesso à moradia provisionada pelo mercado imobiliário formal ou pelas políticas públicas habitacionais. Isso contribui para explicar as dezenas de milhões de famílias que constroem, de forma precária, elas próprias, suas moradias, em favelas, por exemplo. - *** - A reabilitação de edifícios ociosos e deteriorados e sua conversão em moradia de interesse social é uma política habitacional que altera os termos de uma provisão hegemônica nas últimas décadas, que foi implementada através da construção de conjuntos habitacionais, grandes e padronizados, localizados em periferias pobres. Por outro lado, no contexto da experiência aqui estudada, há uma inversão: reabilitação de edificações já existentes ao invés de construção de novas. Esses imóveis estão deteriorados pela ação do tempo, mas também por ociosidade ou abandono dos respectivos proprietários e estão localizados em regiões centrais consolidadas. Foram identificadas três principais dimensões que fundamentam essa reabilitação e estabelecem parâmetros para programas governamentais. O sucesso de uma política pública do gênero seria obtido quando os gestores envolvidos formularem ações a partir dessas dimensões: (1) SOCIAL; (2) ARQUITETÔNICA; (3) CONSTRUTIVA. Esses três aspectos dimensionam a complexidade do tema. Ressalte-se que a pretensão aqui não é esgotar essas questões, mas apresentá-las, relacioná-las e aproximá-las às reabilitações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA HABITACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Habitação Social na Regial Central (2).pdf | 6,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons