Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3693
Tipo: | Dissertação |
Título: | O dicionário escolar como material didático facilitador da aprendizagem: em busca de uma aplicação efetiva em sala de aula |
Autor(es): | Patricia Ravagnani Despato |
Primeiro orientador: | Renato Rodrigues Pereira |
Resumo: | Por defendermos a importância pedagógica que o dicionário possui, podendo propiciar ao aluno o aperfeiçoamento das práticas discursivas, é que esta pesquisa se desenvolveu. Com foco para a utilização efetiva de dicionários em sala de aula, elaboramos Atividades Dirigidas (ATD) com intuito de possibilitar a diminuição de usos inadequados de parônimos e homófonos não homógrafos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, estabelecemos como objetivo geral: desenvolver uma pesquisa, cujo resultado almeja possibilitar o uso efetivo do dicionário monolíngue escolar, com vistas a diminuir equívocos ortográficos e semânticos na escrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e os seguintes objetivos específicos: i) dissertar sobre a importância do dicionário escolar como material didático facilitador no processo de ensino-aprendizagem de português como língua materna, para amenizar usos inadequados do léxico; ii) discorrer sobre a importância da competência léxica no ensino-aprendizagem de português como língua materna, com foco para os parônimos e homófonos não homógrafos; iii) identificar e inventariar os equívocos ortográficos e semânticos relacionados aos usos de parônimos e homófonos não homógrafos mais frequentes na escrita dos alunos de 5º ano de uma escola pública de Três Lagoas/MS, por meio de questionário elaborado para este fim; iv) elaborar propostas de ATD que têm o dicionário como a principal fonte de consulta a ser utilizado durante a realização das atividades pedagógicas e de acordo com as necessidades dos alunos. Para tanto, estamos nos guiando pelos princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica e por estudos que versam sobre o Ensino do Vocabulário. Como primeiro passo, foi elaborada e aplicada uma atividade de constatação, com foco nas unidades léxicas parônimas e homônimas (homófonas não homógrafas). Após a aplicação da atividade foi feito o levantamento de dados, organizando o inventário dos problemas mais recorrentes na escrita dos alunos participantes da pesquisa. Com base no inventário foram elaboradas propostas de ATD objetivando que o dicionário seja explorado de forma efetiva, ampliando, a competência lexical dos alunos e, assim, possibilitando a diminuição de usos inadequados de parônimos e de homófonos não homógrafos na escrita dos alunos. As propostas de ATD foram organizadas em duas categorias, uma com vistas a desenvolver nos alunos a habilidade de uso do dicionário, e a outra, com o propósito de oferecer atividades que explorem o potencial didático do dicionário no processo de ensino e de aprendizagem, sobretudo para a ampliação do repertório lexical dos estudantes, e, por conseguinte, da leitura e da escrita. Palavras-chave: Lexicografia Pedagógica. Produção escrita. Ensino do Vocabulário. |
Abstract: | As we defend the pedagogical importance that the dictionary has, which can provide the student with the improvement of discursive practices, this research is developed. With a focus on the effective use of dictionaries in the classroom, we elaborate Directed Activities (ATD) in order to enable the reduction of inappropriate uses of paronyms and also homophones non-homographs by students of the 5th grade of Elementary School. For that, we established as a general objective: to develop a research whose result aims to enable the effective use of the monolingual school dictionary, with a view to reducing orthographic and semantic mistakes in the writing of students in the 5th grade of Elementary School, and the following specific objectives: i) to lecture on the importance of the school dictionary as a didactic material that facilitates the teaching - learning process of Portuguese as native language, to mitigate inappropriate uses of the lexicon; ii) to discuss the importance of lexical competence in teaching and learning Portuguese as a mother tongue, focusing on paronyms and homophones non- homographs; iii) to identify and inventory of the orthographic and semantic mistakes related to the uses of paronyms and homophones non-homographs more frequent in the writing of the 5th grade students of a public school in Três Lagoas / MS, through a questionnaire designed for this purpose; iv) elaborate ATD proposals that have the dictionary as the main source of consultation to be used during the accomplishment of the pedagogical activities and according to the needs of the students. For that, we are guided by the theoretical and methodological principles of Pedagogical Lexicography and by studies that deal with Vocabulary Teaching. As a first step, a verification activity was developed and applied, focusing on the paronyms and homophones non-homographs lexical units. After the application of the activity, the data survey was carried out, organizing the inventory of the most recurrent problems in the writing of the students participating in the research. Based on the inventory, ATD proposals were developed aiming at the dictionary to be explored effectively, expanding the students 'lexical competence and, thus, allowing the reduction of inappropriate uses of paronyms and non-homograph homophones in the students' writing. The ATD proposals were organized in two categories, one with a view to developing the students' ability to use the dictionary, and the other, with the purpose of offering activities that explore the didactic potential of the dictionary in the teaching and learning process, especially for the expansion of the students' lexical repertoire, and, consequently, of reading and writing. Keywords: Pedagogical Lexicography. Written production. Vocabulary Teaching. |
Palavras-chave: | material didático dicionário |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3693 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Patricia Despato_repositório da UFMS.pdf | 4,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.