Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPiatti, Célia Beatriz-
dc.creatorPereira, Clarice Simão-
dc.creatorSakai, Edinalva da Cruz Teixeira-
dc.creatorOliveira, José Roberto Rodrigues de-
dc.creatorSilva, Jucélia Souza da-
dc.creatorPereira, Lourdes Mendes da Silva-
dc.creatorGutierrez, Luiz Alejandro Lasso-
dc.creatorOliveira, Mariana Esteves-
dc.creatorGuimarães, Mariuza Aparecida Camillo-
dc.creatorCarvalho, Rosana-
dc.date.accessioned2021-05-17T13:42:51Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:21Z-
dc.date.issued2021-05-
dc.identifier.isbn978-65-86943-52-8pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3690-
dc.descriptionApresentação Parte 1 – A formação continuada de professores para as escolas do campo Formação continuada e cursos de aperfeiçoamento O curso de aperfeiçoamento na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul O portfólio como instrumento de avaliação em trajetórias de aprendizagem Venho do Campo... Sou da Educação... Meu desafio é: Como trabalhar a Educação do Campo? Lourdes Mendes da Silva Pereira O portfólio: trajetórias, inquietações, conhecimento e aprendizagens Rosana Carvalho Processos de personalização dos professores do campo: movimentos formativos Edinalva da Cruz Teixeira Sakai Parte 2 – Concepção de Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância José Roberto Rodrigues de Oliveira Educação do Campo na legislação brasileira Pedagogia da Alternância Instrumentos da alternância Parte 3 –Educação do Campo como direito humano: movimentos sociais, história e lutas pela Educação do Campo Mariana Esteves de Oliveira Por uma historiografia que vislumbre os campos e os camponeses Movimentos sociais e Educação do Campo Mato Grosso do Sul: uma viagem para dentro de si em busca dos sujeitos Faces contemporâneas do campo em Mato Grosso do Sul – opressão, resistência e a Educação do Campo Docência, militância e prática educativa nas escolas do campo Parte 4 –Tópicos iniciais para uma educação em agroecologia Luiz Alejandro Lasso Gutierrez Agroecologia: um novo paradigma para o campo Agroecologia como movimento, como ciência e como prática Transpassando a barreira disciplinar no pensar e agir: interdisciplinaridade e transdisciplinaridade Agroecologia: atingindo a complexidade do meio rural mediante a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade na Escola do Campo Agroecologia como eixo estruturador de novas estratégias de desenvolvimento rural Ação social coletiva orientada à agroecologia nas escolas e comunidades Práticas em Agroecologia: alguns tópicos para dinamizar a Agroecologia na Escola do Campo Parte 5 – Projeto Político Pedagógico e a organização do trabalho pedagógico Jucélia Souza Silva Clarice Simão Pereira Célia Beatriz Piatti A Educação do Campo e a escola do campo A concepção de trabalho como categoria social. A organização do trabalho na escola – O Projeto Político Pedagógico Parte 6 – Gestão educacional e políticas públicas Mariuza Aparecida Camillo Guimarães A educação do campo e os processos de gestão Políticas Públicas, suas constituições e limitações Dos autorespt_BR
dc.description.abstractThis work fulfills the dream of the encounter, in the perspective of dialogue, in the nuances and movement of the countryside. There are different types of knowledge with senses and meanings that are attributed to the political-pedagogical practices of schools of / in the countryside. It is expected that the work will reveal the work carried out with Basic Education teachers and managers who work in rural schools in regions of the state of Mato Grosso do Sul, as well as explaining the need for financial resources from the Ministry of Education (MEC) , with support from the Federal University of Mato Grosso do Sul and the Municipal and State Education Departments, to expand the possibilities of continuing education for teachers and managers who work in these schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCampopt_BR
dc.subjectRuralpt_BR
dc.subjectAspectos políticospt_BR
dc.subjectMato Grosso do Sulpt_BR
dc.subjectIdentidade escolas do campopt_BR
dc.titleEducação do campo em Mato Grosso do Sul: ampliando a construção da identidade das escolas do campopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEsta obra concretiza o sonho do encontro, na perspectiva do diálogo, nos matizes e no movimento do campo. São diferentes saberes com sentidos e significados que se atribuem às práticas político-pedagógicas das escolas do/no campo. Espera-se que a obra revele o trabalho realizado com os professores e gestores da Educação Básica que atuam em escolas do campo em regiões do estado de Mato Grosso do Sul, como também explicite a necessidade de recursos financeiros advindos do Ministério de Educação (MEC), com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e das Secretarias de Educação Municipal e Estadual, para ampliar as possibilidades de formação contínua dos professores e gestores que atuam nessas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao do Campo em MS -.pdf7,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons