Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3551
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFacci, Marilda Gonçalves Dias-
dc.creatorUrt, Sonia da Cunha-
dc.date.accessioned2020-11-20T18:34:21Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:55Z-
dc.date.issued2020-11-20-
dc.identifier.isbn978-65-86943-20-7pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3551-
dc.description.abstractToday we are experiencing the precariousness of the teacher's work, the little financial investment in education and the devaluation of the teacher, among other problems, which brings a lot of suffering and illness. Instability, competition among peers, excessive workload and productivity, are some of the new work endeavors that teachers have to face on a daily basis. It is not possible to turn a blind eye to understanding the feelings expressed by this situation, so we understand that this is a theme to be understood also by professionals in Psychology and Education. It is in this sense that this collection was organized, with the objective of presenting readers with research that focuses on the teacher's illness / suffering. The collection is organized in three parts: a) education, development of the psyche and suffering, b) survey of productions about suffering / illness; and, c) giving teachers a voice and everyday suffering. All chapters are the result of observations, interviews and questionnaires involving teachers, who, through their reports, present to the reader how much they are currently suffering.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectpsicologiapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.titleQuando os professores adoecem: Demandas para a psicologia e a educaçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoVivemos hoje a precarização do trabalho do professor, o pouco investimento financeiro na educação e a desvalorização do professor, entre outras mazelas, o que traz muito sofrimento e adoecimento. Instabilidade, competição entre pares, carga horária excessiva e produtivismo, são algumas das novas empreitadas de trabalho que os professores têm que enfrentar cotidianamente. Não é possível fechar os olhos para o entendimento dos sentimentos expressos por essa situação, por isso entendemos que essa é uma temática a ser compreendida também pelos profissionais da Psicologia e da Educação. É nesse sentido que essa coletânea foi organizada, com o objetivo de apresentar aos leitores pesquisas que tenham como foco o adoecimento/sofrimento do professor. A coletânea está organizada em três partes: a) educação, desenvolvimento do psiquismo e sofrimento, b) levantamento de produções sobre sofrimento/adoecimento; e, c) dando voz aos professores e o sofrimento cotidiano. Todos os capítulos são decorrentes de observações, entrevistas e questionários envolvendo professores, que, por meio dos seus relatos, apresentam ao leitor o quanto estão sofrendo na atualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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