Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3088
Tipo: | Dissertação |
Título: | Qualidade de vida geral e ansiedade de acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Autor(es): | Andrade, Karina Oliveira de |
Primeiro orientador: | Carvalho, Alexandra Maria Almeida de |
Resumo: | As condições físicas e psicológicas dos acadêmicos de Medicina são determinantes para o desempenho acadêmico. Objetivo: avaliar a qualidade de vida geral e o traço e estado de ansiedade nos acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAMED/UFMS). Material e métodos: estudo observacional de corte transversal entre acadêmicos do 1º ao 6º ano da FAMED/UFMS do ano de 2015. Para coleta de dados aplicaram-se três questionários: um de caracterização sociodemográfica, o World Health Organization Quality of Life-Breve (WHOQOL-BREVE) e Inventário de Diagnóstico da Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Foi aplicada estatística descritiva para a caracterização sociodemográfica e dos níveis dos domínios do WHOQOL-BREVE e IDATE, constituída de medidas de tendência central e variabilidade. A estatística analítica não paramétrica foi utilizada para a comparação de escores dos domínios do WHOQOL-BREVE e níveis de ansiedade avaliados pelo IDATE-T (traço) e IDATE-E (estado). Foram utilizados os testes Mann Whitney, Kruskal Wallis e Friedman. Resultados: a amostra (n=320, 2015) apresentou uniformidade segundo o ano cursado e o sexo, com prevalência da cor branca (70,6%) e do estado civil solteiro (96,9%). A maioria dos acadêmicos (58,7%) era oriunda de outros estados. Sobre os hábitos de vida, praticavam atividade física no máximo uma vez na semana (60,6%). A maioria dos acadêmicos (96,6%) afirmou não fumar e mais da metade da amostra reportou o consumo frequente de bebidas alcóolicas (62,5%). A escolha do curso foi considerada pessoal (82,5%), com interesse maioritário na realização de residência médica (94,7%). As expectativas profissionais foram boas (39,6%). O WHOQOLBREVE retornou autoavaliação prevalente de boa qualidade de vida (55,0%) e de boa satisfação com a própria saúde (38,7%). O domínio psicológico (62,5) foi inferior ao das relações sociais (66,7) e do meio ambiente (65,5), (p=0,007). No sexo feminino os menores escores foram do domínio psicológico (62,5), em relação dos outros domínios (p=0,004). Em comparação com o sexo masculino, o feminino apresentou menores valores nos domínios físico (60,7 vs 67,9, p=0,029) e psicológico (62,5 vs 66,7, p=0,018). Entre os anos do curso (1º ao 6º), houve diferença no domínio meio ambiente (p=0,023) e relações sociais (p=0,003). Para o 3º ano (p=0,012), os escores foram menores para o domínio psicológico (62,5). O IDATE-E e IDATE-T evidenciaram nível de ansiedade moderado (mediana 44), com correlação quase nula entre a qualidade de vida e o IDATE-T. O mesmo ocorreu com o IDATE-E. Conclusão: a amostra apresentou boas perspectivas sobre a profissão e a qualidade de vida dos acadêmicos. O sexo feminino se mostrou mais vulnerável nos domínios psicológico e físico. Foi identificada ansiedade moderada, sem influência significativa na qualidade de vida geral dos acadêmicos. |
Abstract: | The physical and psychological conditions of medical students are crucial to academic performance. Objective: to assess the general quality of life, stroke and anxiety State in students of Faculty of Medicine of the Federal University of Mato Grosso do Sul – FAMED/UFMS. Material and methods: observational study of cross section between academics from 1st to 6th year of FAMED/UFMS in the year 2015. For data collection applied three questionnaires: a demographic characterization, the World Health Organization Quality of Life-Brief (WHOQOL-BREF) and diagnostic Inventory of anxiety Trait-State (IDATE). Descriptive statistics was applied for sociodemographic and characterization of the levels of the domains of the WHOQOL-BREF and IDATE, consisting of measures of central tendency and variability. Analytical statistical parametric was not used for the comparison of scores of WHOQOL-BREF domains and levels of anxiety assessed by IDATE-T (trace) and IDATE-(State). We used the Mann Whitney test, Kruskal Wallis and Friedman. Results: the sample (n = 320, 2015) featured uniformity according the year attended and the sex, with prevalence of white (70.6%) and marital status single (96.9%). Most scholars (58.7%) were from other States. About the habits of life, practice physical activity at most once a week (60.6%). Most scholars (96.6%) claimed not to smoke, and more than half of the sample reported frequent consumption of alcohol (62.5%). The choice of course is considered to be personal (82.5%), with majority interest in the realization of medical residency (94.7%). Professional expectations were good (39.6%). The WHOQOL-BREF returned self-assessment prevalent good quality of life (55.0%) and satisfaction with the own health (38.7%). The psychological domain (62.5) was lower than that of social relations (66.7) and the environment (65.5), (p = 0.007). In female minors were psychological domain scores (62.5) in respect of other areas (p = 0.004). In comparison with the male sex presented minors values in physical domains (60.7 vs. 67.9, p = 0.029) and psychological (62.5 vs. 66.7, p = 0.018). Between the years of progress (1st to 6th), there was no difference in the field environment (p = 0.023) and social relations (p = 0.003). For the 3rd year (p = 0.012), scores were lower for the psychological domain (62.5). The IDATE-E and IDATE-T showed moderate anxiety level (median 44), with a near-zero correlation between quality of life and the IDATE-T. The same occurred with IDATE-E. Conclusion: the sample presented good prospects on the profession and the quality of life of the scholars. The female sex proved more vulnerable in psychological and physical domains. Moderate anxiety has been identified, without significant influence on overall quality of life of the scholars. |
Palavras-chave: | Ansiedade Educação Médica Medicina Qualidade de Vida |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3088 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | FAMED - Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Qualidade de vida geral e ansiedade de acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.