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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3035
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Vital, Soraya Cunha Couto | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T19:42:01Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:00Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3035 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa investiga professores(as) educação integral e como estes(as) concebem e vivem o cotidiano da escola de educação integral em algumas instituições educacionais de Mato Grosso do Sul. Objetiva conhecer e analisar a concepção de educação integral de professores(as) que têm ou tiveram experiência em escola desta modalidade de ensino e o movimento de constituição de tal concepção. O referencial teórico-metodológico da pesquisa é a abordagem da Psicologia Histórico-Cultural, representada por Vygotsky e seus interlocutores, especialmente Leontiev. Seus pressupostos oferecem aporte para um olhar de totalidade do sujeito, considerando-o a partir de uma perspectiva polissêmica, agregado de relações sociais e capaz de pensar a realidade e transformá-la. Para a coleta de dados e o encaminhamento da investigação foi utilizada a entrevista semiestruturada, realizada com nove professores(as) que têm ou tiveram experiência em escola de educação integral da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Suas concepções a respeito da educação integral são distintas entre si, mas encontram pontos de semelhança quando analisadas a partir do locus onde estão ou estiveram inseridos(as) e das propostas ou programas dos quais participam ou participaram. Estão pautadas em duas realidades educacionais, mais especificamente, que têm relação direta com os loci onde o Programa Mais Educação está instituído e as que são relativas às duas escolas sul-mato-grossenses que estão sendo regidas pela Proposta de Educação Integral em Tempo Integral desde o início do ano letivo de 2016. Os relatos demonstram que o Programa Mais Educação, apesar de ter sido apresentado à educação brasileira há 9 anos, a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE (Brasil, 2007), como uma política educacional-social que serviria à formação integral, ainda apresenta-se frágil e insuficiente para tal. Isso se deve ao fato de desejar uma “nova” escola apenas estendendo sua jornada de atividades, mas sem preocupação em reinventá-la, em romper com práticas cristalizadas. “Nova” escola com “velhas” práticas! Com relação à Proposta de Educação Integral em Tempo Integral, identifica-se que apresenta mudança significativa à concepção de educação integral proposta pelo governo brasileiro. Contudo, pelo fato de apresentar-se em processo de transitoriedade e ineditismo, ainda há dúvidas, inseguranças e afirmações de prematuridade quanto aos resultados que pode apresentar à educação integral. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Educational Psychology | pt_BR |
dc.title | (Des)Caminhos da escola de educação integral : concepções, percursos e palavras docentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Urt, Sonia da Cunha | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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