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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2952
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Andrade, Keyla Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-06T01:04:36Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:56:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2952 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo analisar manifestações verbais e escritas de um grupo de professores de Matemática, dos anos finais do Ensino Fundamental, sobre possíveis dificuldades de alunos na mobilização de registros de representação semiótica de números racionais, em atividades matemáticas. As análises se fundamentaram na Teoria de Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. Para o seu desenvolvimento foram realizadas sessões de estudos com um grupo composto por quatro professores de Matemática. Por meio de um conjunto de atividades matemáticas foi possível investigar, sob a ótica dos professores participantes, como os registros de representação semiótica de números racionais são utilizados e coordenados nas salas de aula. As análises indicam uma predominância no uso de regras nos tratamentos e conversões de diferentes representações semióticas de números racionais, localizando as dificuldades de alunos, evidenciadas pelo grupo de professores, em compreender conceitos matemáticos envolvidos. O estudo realizado em grupo levou os professores, por meio das discussões nas atividades analisadas, a perceber a necessidade de utilizar e mobilizar diferentes registros de representações semióticas de números racionais para a aquisição do conhecimento envolvido. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This research aims to analyze written and verbal manifestations from a group of mathematics teachers, from the final years of primary school, about possible difficulties of students in mobilizing semiotic representation registers numbers rational in mathematical activities. The analyzes were based on the Theory of Semiotics Representation Registers of Raymond Duval. For its development study, sessions were held with a group of four mathematics teachers. Through a set of mathematical activities was possible to investigate from the perspective of participating teachers, how semiotic registers of representation of rational numbers are used and coordinated in classrooms. The analyses indicate predominance in the use of rules on treatments and conversions of different semiotic representations of rational numbers, locating the difficulties of students, evidenced by the group of teachers on understand of mathematical concepts involved. The study in group led the teachers through the discussions in the activities analyzed to realize the need to use and mobilize different registers of semiotic representations of rational numbers, for the acquisition of knowledge involved. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Números Racionais | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino Fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Numbers, Rational | pt_BR |
dc.subject | Semiotics | pt_BR |
dc.title | Representações semióticas de números racionais sob o olhar de um grupo de professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, José Luiz Magalhães de | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Keyla Ribeiro de Andrade.pdf | 5,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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