Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2675
Tipo: Dissertação
Título: Investigação da função facilitadora do treino prévio simultâneo de respostas de tato e mando sobre o desempenho de transposição
Autor(es): Gomes, Diego César de Oliveira
Primeiro orientador: Córdova, Lucas Ferraz
Abstract: O presente estudo tem como objetivo investigar o efeito do treino simultâneo de tato e mando sobre o desempenho de transposição. Para tanto se propõe realizar uma análise com crianças de idade cronológica entre dois a cinco anos. A pesquisa foi realizada por dois experimentadores, os quais utilizaram-se de um aparato experimental em forma de casa, com bonecos e miniaturas de animais imantados, bem como um imã para movimentar os bonecos. Na casa, dividida em dois pontos separados por um espelho de visão unilateral, em uma das cabines, um dos experimentadores movimentava os bonecos, enquanto que, na outra, o outro experimentador conduzia a criança até um palco onde eram movimentados os bonecos. O procedimento foi dividido em quatro fases: três de treino (treino de tato; treino de mando e treino simultâneo) e uma fase de teste (teste simultâneo). Na primeira fase foi realizado o treino de tato com as posições Esquerda e Direita (LET e ZUT). Na segunda foi realizado o treino de mando Frente e Atrás (CAT e POT), e, na terceira fase, foi realizado o treino simultâneo de tato com topografia LET e ZUT e de mando com topografia CAT e POT. Durante o treino simultâneo o objetivo foi intercalar as tentativas de mando e tato em um mesmo bloco. Para tal, adotou-se um procedimento que mesclou o treino de tato e mando realizado de forma gradativa, dividido em três momentos. A quarta fase foi constituída pelo teste simultâneo de tato com topografia CAT e POT e de mando com topografia LET e ZUT. É realizada, então, a inversão da topografia do treino para o teste, com intenção para verificar, no histórico de reforçamento, se o participante, quando for treinado em um operante sob uma topografia, facilitaria a transposição em relação em outro operante. O desempenho apontou que duas, das três crianças, atingiram o critério de simultaneidade.
ABSTRACT - The present study has the purpose to investigate the effect of the simultaneous training of tact and mand in a new response topography. For this study, we propose to carry out an analysis with children chronological age between two to five years. Two experimenters conducted the research, using an experimental apparatus, similar to a house, with puppets and magnetized animal miniatures, as well as a magnet to move the puppets. In the house, divided into two points separated by a one-sided view mirror, in one of the cabins, one of the experimenters moved the dolls, while in the other side; the other experimenter led the child to a stage where they moved the puppets. The procedure was divided into four phases, three training (tact training, training command and simultaneously training) and a test phase (simultaneous test). In the first phase took place the feel of training with the Left and Right positions (LET and ZUT). The second was held the training command Front and Back (CAT and POT), and the third phase was conducted concurrent training tact with LET topography and ZUT and mand with CAT and POT topography. During simultaneous training order was interim attempts to mand and tact on the same block. To this end, it adopted a procedure that blended the feel of training and command carried out gradually, divided into three stages. The fourth stage was set for simultaneous testing of tact with CAT and POT topography and mand with LET and ZUT topography. It is performed, then reversing the training of the topography for the test, intended to verify, within the reinforcement history, if the participant, if trained in a working under a topography, facilitate the implementation in relation to another operative. The performance showed that two of the three children, met the criteria of concurrency.
Palavras-chave: Comportamento Verbal
Verbal Behavior
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2675
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego César de Oliveira Gomes.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.