Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2459
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Luciana Marques dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-04T13:54:31Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:56:03Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2459 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo conhecer e analisar o sentido da readaptação para professoras do ensino das redes municipal e estadual de Campo Grande/MS, no contexto da violência nas escolas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou o aporte teórico da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Vygotsky e seus seguidores. Para o encaminhamento da investigação, contou-se com a participação de quatro professoras que se encontram em processo de readaptação funcional. Estar readaptado e ter vivenciado a violência na escola foram os critérios mínimos para seleção dos sujeitos da pesquisa. O recurso metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados aconteceu pela busca dos sentidos – conceito desenvolvido inicialmente por Vygotsky – que representa os processos psicológicos despertados pela palavra. O sentido da readaptação foi percebido por meio da eleição de eixos temáticos que foram abordadas nos discursos das entrevistadas, acerca da concepção e das expressões da readaptação, da violência nas escolas e das formas de enfrentamento da readaptação. Foram eleitas as seguintes temáticas: isolamento profissional, readaptação como espaço da saúde, o estigma e o esvaziamento do trabalho docente, a violência na escola pelo viés das condições de trabalho e das relações de trabalho, a violência na escola e o reconhecimento de si e do outro. Nos resultados, percebe-se que o sentido da readaptação para as professoras participantes da pesquisa, revela a contradição e os sentimentos ambivalentes, mas com base nos aspectos depreciativos do ser professor e de não exercer sua função de formação. A violência nas escolas é o pano de fundo destas readaptações, assim como a própria readaptação é um processo de violência. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This work aims to understand and analyze the meaning of rehabilitation for school teachers of municipal and state of Campo Grande / MS in the context of violence in schools. It is a qualitative research that used the theoretical framework of historicalcultural theory, developed by Vygotsky and his followers. For routing the investigation, he counted with the participation of four teachers who are in functional rehabilitation process. Be retrofitted and have experienced violence in school were the minimum criteria for selection of research subjects. The methodological approach used was the semi-structured interview. The data analysis took place for the search for meanings - concept developed initially by Vygotsky - representing the psychological processes awakened by the word. The meaning of rehabilitation was realized through the election themes that were addressed in the speeches of the interviewees, about the design and the expression of upgrading, violence in schools and ways of coping with rehabilitation. The following topics were chosen: professional isolation, rehabilitation and health space, stigma and emptying of teaching, violence in school by the bias of working conditions and labor relations, violence in schools and recognition of each other and from the other. In the results, it is clear that the meaning of rehabilitation for the participating teachers of the research, reveals the contradiction and the ambivalent feelings, but based on derogatory aspects of the teacher and not to exercise its training function. Violence in schools is the background of these usages, as well as the rehabilitation itself is a process of violence. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violência na Escola | pt_BR |
dc.subject | School Violence | pt_BR |
dc.subject | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject | Teachers - in-service training | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.title | O sentido da readaptação atribuído pelas professoras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Urt, Sônia da Cunha | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIANA MARQUES DOS SANTOS.pdf | 897,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.