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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1597
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Fabiano Antonio dos | - |
dc.creator | Marques, Hellen Jaqueline | - |
dc.date.accessioned | 2012-08-23T17:30:05Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:04Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1597 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to expose and discuss the concept of professionalism in the emerging field of teacher education, as well as the speeches that this training takes from the neoliberal and post-modern theories for education. In general, educational policies have guided content and objectives for training teachers, adapting it to a new professional profile. However, the term professionalization, initially seen as an innovator, evokes, in fact, notions of (dis) qualification, competence and accountability, whose objective is to effect reform of the brazilian State occurred in the 1990s. In this scenario, the teacher is regarded as mainly responsible for the quality of education, which in turn, must seek to solve the social problems in this new century. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Educere et Educare | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Responsabilização | pt_BR |
dc.title | Políticas para a Formação do Professor Profissional: um novo perfil para o século XXI | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto tem como objetivos expor e debater o conceito de profissionalização emergente no campo da formação docente, assim como os discursos que esta formação assume a partir das teorias neoliberais e pós-modernas para a educação. De modo geral, as políticas educacionais têm orientado conteúdos e objetivos para a formação de professores, adequando-a a um novo perfil profissional. No entanto, o termo profissionalização, inicialmente visto como inovador, evoca, de fato, noções de (des)qualificação, competência e responsabilização, cujo objetivo é efetivar a reforma do Estado brasileiro ocorrida nos anos 1990. Neste cenário, o professor é considerado principal responsável pela qualidade da educação, que por sua vez, deve buscar resolver os problemas sociais neste novo século. | - |
Aparece nas coleções: | CPAN - Artigos publicados em periódicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Hellen Jaqueline Marques CPAN.pdf | 624,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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