Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Petrilson Alan Pinheiro da-
dc.date.accessioned2012-08-22T13:38:21Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:50Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1595-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é possibilitar um repensar e uma redefinição dos modelos de produção textual com os quais a escola ainda opera, buscando, para isso, articular as práticas de escrita escolares e as tecnologias da comunicação e da informação disponibilizadas na Internet. Na tentativa de explorar tal relação, propomos a análise do uso do gênero digital e-mail para a construção de práticas colaborativas de escrita entre alunos do ensino médio. Para tanto, apoiar-nos-emos numa base teórica ancorada nos construtos bakhtinianos de gêneros discursivos, na teoria situada de gêneros (ERICKSON, 1997) e nos gêneros comunicativos, para dar conta do comportamento dos gêneros digitais (CROWSTON, 1996; Yates, Orlikowski, & Rennecker, 1997; Cope & Kalantzis, 1999; SHEPHERD & WATTERS, 1999).pt_BR
dc.description.abstractTo enable the re-thinking and a re-definition of the textual production models still applied in schools in order to articulate school writing practices and communication and information technology available at the Internet. In an attempt to explore such relation, we suggest the analysis of the e-mail usage for the building up of collaborative writing practices among Secondary school students. Therefore, we will on the Bakhtin’s principles of discursive genres, the participatory genre theory (ERICKSON, 1997), and the communicative genres to handle the digital behavior genre (CROWSTON, 1996; Yates, Orlikowski and Rennecker, 1997; Cope and Kalantzis, 1999; SHEPHERD and WATTERS, 1999).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAkrópolispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - escritapt_BR
dc.subjectPortuguese Language - writingpt_BR
dc.subjectEnsino Médio - Campinas (SP)pt_BR
dc.subjectRecursos Eletrônicos de Informaçãopt_BR
dc.subjectElectronic Information Resourcespt_BR
dc.titleNovas práticas colaborativas de escrita por meio do uso de gêneros digitaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:CPAQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Petrilson Alan Pinheiro CPAQ 3.pdf424,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.