Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1595
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Petrilson Alan Pinheiro da | - |
dc.date.accessioned | 2012-08-22T13:38:21Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:50Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1595 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é possibilitar um repensar e uma redefinição dos modelos de produção textual com os quais a escola ainda opera, buscando, para isso, articular as práticas de escrita escolares e as tecnologias da comunicação e da informação disponibilizadas na Internet. Na tentativa de explorar tal relação, propomos a análise do uso do gênero digital e-mail para a construção de práticas colaborativas de escrita entre alunos do ensino médio. Para tanto, apoiar-nos-emos numa base teórica ancorada nos construtos bakhtinianos de gêneros discursivos, na teoria situada de gêneros (ERICKSON, 1997) e nos gêneros comunicativos, para dar conta do comportamento dos gêneros digitais (CROWSTON, 1996; Yates, Orlikowski, & Rennecker, 1997; Cope & Kalantzis, 1999; SHEPHERD & WATTERS, 1999). | pt_BR |
dc.description.abstract | To enable the re-thinking and a re-definition of the textual production models still applied in schools in order to articulate school writing practices and communication and information technology available at the Internet. In an attempt to explore such relation, we suggest the analysis of the e-mail usage for the building up of collaborative writing practices among Secondary school students. Therefore, we will on the Bakhtin’s principles of discursive genres, the participatory genre theory (ERICKSON, 1997), and the communicative genres to handle the digital behavior genre (CROWSTON, 1996; Yates, Orlikowski and Rennecker, 1997; Cope and Kalantzis, 1999; SHEPHERD and WATTERS, 1999). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Akrópolis | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa - escrita | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language - writing | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio - Campinas (SP) | pt_BR |
dc.subject | Recursos Eletrônicos de Informação | pt_BR |
dc.subject | Electronic Information Resources | pt_BR |
dc.title | Novas práticas colaborativas de escrita por meio do uso de gêneros digitais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CPAQ - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Petrilson Alan Pinheiro CPAQ 3.pdf | 424,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.