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dc.creatorSilva, Fabiany de Cássia Tavares-
dc.date.accessioned2012-06-26T17:45:41Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:41Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1546-
dc.description.abstractPesquisa finalizada recentemente, inscrita no campo da história do currículo e das culturas escolares, teve como foco de interesse a escolarização dos deficientes no Brasil. Essa escolarização foi analisada a partir do estudo comparado de dois documentos curriculares produzidos pelo Ministério da Educação nos anos de 1979 e 1999. Para tanto, colocamos em tela os estudos produzidos para/no/pelo uso de procedimentos do estudo comparado, a fim de desvelar suas contribuições teórico-metodológicas para a investigação de uma história curricular, particular e, de traduções de cultura escolar, determinadas pela especificidade - a deficiência. Para essa comparação foram eleitas duas categorias de análise, a saber: tempo e espaços escolares. Questionamos o tempo e o espaço, nos limites deste texto, como portadores de uma lógica própria, uma lógica social que os transforma em um lugar onde se manifestam as intenções humanas. Desse desenho metodológico depreendemos a impossibilidade de analisarmos isoladamente esses documentos, assumindo que neles teriam lugar traduções de uma escolarização, que tem sido produtora e produto de uma história curricular centrada nas demandas/peculiaridades das deficiências, restringindo-se à adaptação de procedimentos pedagógicos, como se somente o saber especializado pudesse dar conta da escolarização desses sujeitos que possuem características diferentes dos "normais".pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherActa Scientiarum. Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículos e Programaspt_BR
dc.subjectEstudo Comparadopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.titleEstudo comparado de documentos curriculares oficiais (1979 e 1999)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doi10.4025/actascieduc.v33i1.12496-
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