Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Fabiany de Cássia Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-26T17:45:41Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:41Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1546 | - |
dc.description.abstract | Pesquisa finalizada recentemente, inscrita no campo da história do currículo e das culturas escolares, teve como foco de interesse a escolarização dos deficientes no Brasil. Essa escolarização foi analisada a partir do estudo comparado de dois documentos curriculares produzidos pelo Ministério da Educação nos anos de 1979 e 1999. Para tanto, colocamos em tela os estudos produzidos para/no/pelo uso de procedimentos do estudo comparado, a fim de desvelar suas contribuições teórico-metodológicas para a investigação de uma história curricular, particular e, de traduções de cultura escolar, determinadas pela especificidade - a deficiência. Para essa comparação foram eleitas duas categorias de análise, a saber: tempo e espaços escolares. Questionamos o tempo e o espaço, nos limites deste texto, como portadores de uma lógica própria, uma lógica social que os transforma em um lugar onde se manifestam as intenções humanas. Desse desenho metodológico depreendemos a impossibilidade de analisarmos isoladamente esses documentos, assumindo que neles teriam lugar traduções de uma escolarização, que tem sido produtora e produto de uma história curricular centrada nas demandas/peculiaridades das deficiências, restringindo-se à adaptação de procedimentos pedagógicos, como se somente o saber especializado pudesse dar conta da escolarização desses sujeitos que possuem características diferentes dos "normais". | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Acta Scientiarum. Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículos e Programas | pt_BR |
dc.subject | Estudo Comparado | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.title | Estudo comparado de documentos curriculares oficiais (1979 e 1999) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.4025/actascieduc.v33i1.12496 | - |
Aparece nas coleções: | CCHS - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fabiany de Cássia Tavares Silva.pdf | 527,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.