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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14157| Tipo: | Dissertação |
| Título: | MODELOS E EFEITOS DE INTERVENÇÕES DE LETRAMENTO EM SAÚDE PARA PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE |
| Autor(es): | JULIANA KALINI SATURNINO PINHEIRO |
| Primeiro orientador: | Bruna Moretti Luchesi Kwiatkoski |
| Resumo: | O baixo letramento em saúde é um problema de saúde pública que atinge toda a população, principalmente as pessoas idosas. Esse constructo refere-se à capacidade que os indivíduos têm de acessar, compreender, avaliar e aplicar informações relacionadas à saúde de forma escrita, falada e digitada. Diferentes intervenções com foco em letramento em saúde vêm sendo desenvolvidas para melhorar esse construto nas pessoas idosas e, assim, possibilitar melhores condutas relacionadas ao cuidado e autocuidado. Além disso, minimizar outros prejuízos (e.g., cognitivos, relacionados à saúde mental). Objetivo: Realizar uma revisão sistemática com metanálise para identificar os modelos de intervenção em letramento em saúde realizadas com pessoas idosas. Método: Trata-se de uma revisão sistemática utilizando as bases de dados LILACS, PsycINFO, PubMed, Scopus e Web of Science. A seguinte busca foi utilizada “"health literacy" AND ("education" OR "training" OR "intervention") AND ("aged" OR "older adult" OR "elderly")”. Resultados: Foram identificados 16378 artigos nas bases de dados, dos quais 7038 foram excluídos por duplicidade. Após triagem por título e resumo, 126 artigos foram selecionados para leitura na íntegra e 18 estudos foram incluídos na revisão, sendo 10 quase-experimentais e oito experimentais. Entre os experimentais, apenas um apresentou alta qualidade e baixo risco de viés; cinco tiveram risco moderado e dois, alto risco de viés. Dos 10 estudos quase-experimentais, oito apresentaram alta qualidade e baixo risco de viés e dois foram avaliados com moderado risco de viés. No total, os estudos englobaram 2.256 pessoas idosas, com média ou mediana de idade entre 65,9 e 81,7 anos em 77,8% dos estudos. Em 38,9% dos casos, as amostras incluíam pessoas idosas com condições crônicas. Dos 18 estudos, 15 relataram efeitos positivos das intervenções no letramento em saúde. A metanálise confirmou os impactos positivos, tanto na comparação pré e pós-intervenção quanto na comparação do grupo intervenção com o grupo controle. Outros desfechos beneficiados incluíram qualidade de vida, comportamentos em saúde, autocuidado, autoeficácia e sintomas depressivos. Conclusão: A revisão demonstrou que intervenções educativas bem estruturadas contribuem significativamente para a promoção do letramento em saúde, favorecendo também a qualidade de vida, a autonomia, o autocuidado e a melhoria de diversos desfechos em saúde entre pessoas idosas. Impactos da Pesquisa e Implicações para a prática: Apesar dos diferentes modelos e abordagens utilizados, os resultados reforçam a importância de incorporar o letramento em saúde como componente central das políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável. Além disso, destaca-se a necessidade de apoiar pesquisadores e profissionais da saúde no desenvolvimento e implementação de estratégias educativas em contextos como a Atenção Primária à Saúde, que é a “porta de entrada” do Sistema Único de Saúde, promovendo práticas baseadas em evidências que ampliem o acesso à informação, a participação ativa e o cuidado integral da população idosa. Estudos futuros devem explorar a eficácia e aplicabilidade dessas intervenções em diferentes contextos, especialmente no Brasil. |
| Abstract: | Low health literacy is a public health problem that affects the entire population, especially the older adults. This construct refers to the ability of individuals to access, understand, evaluate, and apply health-related information in written, spoken, and typed form. Different interventions focused on health literacy have been developed to improve this construct in older adults and, thus, enable better behaviors related to care and self-care. In addition, to minimize other impairments (e.g., cognitive, related to mental health). Objective: To conduct a systematic review with meta-analysis to identify health literacy intervention models carried out with older adults. Method: This is a systematic review using the LILACS, PsycINFO, PubMed, Scopus, and Web of Science databases. The following search strategy was used: “"health literacy" AND ("education" OR "training" OR "intervention") AND ("aged" OR "older adult" OR "elderly")”. Results: A total of 16,378 articles were identified in the databases, of which 7,038 were excluded due to duplication. After screening by title and abstract, 126 articles were selected for full reading and 18 studies were included in the review, 10 of which were quasi-experimental and eight were experimental. Among the experimental studies, only one presented high quality and low risk of bias; five had moderate risk and two, high risk of bias. Of the 10 quasi-experimental studies, eight presented high quality and low risk of bias and two were assessed as having moderate risk of bias. In total, the studies included 2,256 older adults, with a mean or median age between 65.9 and 81.7 years in 77.8% of the studies. In 38.9% of the cases, the samples included older adults with chronic conditions. Of the 18 studies, 15 reported positive effects of health literacy interventions. The meta-analysis confirmed the positive impacts, both in the pre- and post-intervention comparison and in the comparison of the intervention group with the control group. Other beneficial outcomes included quality of life, health behaviors, self-care, self-efficacy, and depressive symptoms. Conclusion: The review demonstrated that well-structured educational interventions contribute significantly to the promotion of health literacy, also favoring quality of life, autonomy, self-care, and the improvement of several health outcomes among older adults. Impacts of the Research and Implications for Practice: Despite the different models and approaches used, the results reinforce the importance of incorporating health literacy as a central component of public policies aimed at healthy aging. In addition, the need to support researchers and health professionals in the development and implementation of educational strategies in contexts such as Primary Health Care, which is the “gateway” to the Unified Health System, promoting evidence-based practices that expand access to information, active participation, and comprehensive care for the older population, is highlighted. Future studies should explore the effectiveness and applicability of these interventions in different contexts, especially in Brazil. |
| Palavras-chave: | Educação. Intervenção. Letramento em Saúde. Pessoa Idosa. Revisão Sistemática. |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14157 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Câmpus de Três Lagoas) |
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