Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANA DÉBORA DE OLIVEIRA FIORAVANTI-
dc.date.accessioned2025-12-15T13:45:01Z-
dc.date.available2025-12-15T13:45:01Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14145-
dc.description.abstractThis article aims to reflect on the role of women in Camilo Castelo Branco's novel Love of Perdition (1862), situated within the context of the ultra-romantic phase of 19th-century Portuguese Romanticism, which highlights the patriarchal oppression and power relations that permeated the society of the time. The work, in addition to narrating an impossible love between Simão Botelho and Teresa de Albuquerque, denounces hypocrisy and religious contradictions, abuse of power, gender violence, and the manipulation of men according to their own interests. Based on the critical analyses of Pavanelo (2012), Schwamborn and Nogueira (2020), as well as the theoretical assumptions of Louro (2003) and Butler (2018), the study highlights the presence and relevance of female voices which, although frequently silenced and subjected to physical and psychological violence, play a fundamental role in the narrative structure of the novel. Furthermore, cases like that of Teresa, subjected to pressure and the deprivation of her autonomy until her last breath; and of Rita Preciosa and Ritinha, victims of aggression and restrictions imposed by authoritarian male figures, exemplify the timeless nature of the gender violence portrayed. Thus, the research demonstrates that the work transcends its time, as it still engages with the current reality, in which women face societal silencing, aggression, and limitations on their autonomy. Therefore, Love of Perdition reveals itself as a literary expression that represents human relationships, because in addressing such realities it portrays structural problems that still permeate society. KEYWORDS: Portuguese Literature; Romanticism; Feminist Criticism; Camilo Castelo Branco; Love of Perdition.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Portuguesa-
dc.subjectRomantismo-
dc.subjectCrítica feminista-
dc.subjectCamilo Castelo Branco-
dc.subjectAmor de Perdição.-
dc.subject.classificationLetraspt_BR
dc.titleO RETRATO DA MULHER NO ROMANCE “AMOR DE PERDIÇÃO” DE CAMILO CASTELO BRANCOpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRE LUIZ DO AMARAL-
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo tecer reflexões acerca do papel da mulher na obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco (1862), situada no contexto da fase ultrarromântica do Romantismo português do século XIX, que evidencia a opressão patriarcal e relações de poder que permeiam a sociedade da época. A obra, além de narrar um amor impossível entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, denuncia a hipocrisia e as contradições religiosas, o abuso de poder, a violência de gênero e manipulação do homem de acordo com seus próprios interesses. A partir das análises críticas de Pavanelo (2012), Schwamborn e Nogueira (2020), bem como dos pressupostos teóricos de Louro (2003) e Butler (2018), o estudo destaca a presença e relevância das vozes femininas que, embora frequentemente silenciadas e submetidas à violência física e psicológica, exercem papel fundamental na estrutura narrativa do romance. Ademais, casos como o de Teresa, submetida a pressões e à privação de sua autonomia até seu último suspiro; de Rita Preciosa e Ritinha, vítimas de agressões e restrições impostas por figuras masculinas autoritárias, exemplificam o caráter atemporal da violência de gênero retratada. Assim, a pesquisa demonstra que a obra transcende seu tempo, pois ainda dialoga com a realidade vigente, na qual mulheres enfrentam o silenciamento, agressões e limitações de sua autonomia. Logo, Amor de Perdição revela-se como expressão literária que representa as relações humanas, pois ao abordar tais realidades retrata problemas estruturais que ainda atravessam a sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Literatura Portuguesa; Romantismo; Crítica feminista; Camilo Castelo Branco; Amor de Perdição.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português/literatura - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
30056.pdf159,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.