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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13944| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | SISTEMA RESSONANTE SÉRIE-SÉRIE APLICADO À RECARGA DE BATERIAS PARA VEÍCULOS DE MICROMOBILIDADE URBANA |
| Autor(es): | VITOR GRATEKI |
| Primeiro orientador: | RUBEN BARROS GODOY |
| Resumo: | This work presents the development, modeling, and experimental implementation of a wireless power transfer system intended for charging electric micromobility devices. The series–series topology was selected due to its structural simplicity and its ability to maintain the compensation point under different magnetic coupling conditions, contributing to stable operation. The study included ideal simulations followed by simulations based on measured impedance values, enabling comparison between predicted performance and experimental behavior. The results showed that efficiency and current circulation are strongly influenced by variations in coupling and by parasitic resistances present in the constructed coils. Relevant discrepancies between simulations and the prototype were observed, mainly associated with increased series resistance, incomplete reactive compensation, and the possible presence of parasitic effects that intensify losses. Even so, the system demonstrated stable operation and the ability to provide adequate power to the load, confirming the feasibility of Wireless Power Transfer technology for low-power urban applications. |
| Abstract: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento, a modelagem e a implementação experimental de um sistema de transferência de energia sem fio destinado ao carregamento de dispositivos de micromobilidade elétrica. A topologia série–série foi selecionada devido à sua simplicidade estrutural e à capacidade de manter o ponto de compensação em diferentes condições de acoplamento magnético, favorecendo operação estável. O estudo compreendeu simulações ideais e, posteriormente, simulações baseadas em medições reais das impedâncias, possibilitando comparar o desempenho previsto com o comportamento experimental. Os resultados mostraram que o rendimento e a circulação de correntes são fortemente influenciados pela variação do acoplamento e pelas resistências parasitas presentes nas bobinas construídas. Foram observadas discrepâncias relevantes entre as simulações e o protótipo, associadas ao aumento da resistência série, à compensação reativa incompleta e à possível presença de fenômenos parasitas que intensificam as perdas. Ainda assim, o sistema demonstrou operação estável e capacidade de fornecer potência adequada para a carga, evidenciando a viabilidade da tecnologia de transferência de energia sem fio em aplicações urbanas de baixa potência. |
| Palavras-chave: | Transferência de Energia Sem Fio Micromobilidade Elétrica Acoplamento Magnético |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13944 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Engenharia Elétrica - Bacharelado (FAENG) |
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