Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13922Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | ISAAC KOSLOSKI OLIVEIRA | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-06T15:27:17Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-06T15:27:17Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13922 | - |
| dc.description.abstract | This work empirically evaluated the Iterated Local Search (ILS) and Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) metaheuristics for solving the Capacitated Vehicle Routing Problem (CVRP). CVRP is an NP-hard problem critical for logistics, aiming to minimize the total cost of routes while respecting vehicle capacities. The modular implementation used two local search operators, such as 2-Opt and Swap*, in the two proposed metaheuristics. Comparative results on 100 instances of the X benchmark showed that ILS achieved superior cost solutions in 98% of the instances and was, on average, 13.5 times faster than GRASP. The performance difference was attributed to the ILS intensification strategy with the Double-Bridge perturbation, contrasting with the computational cost of GRASP’s randomized greedy reconstruction at each iteration | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | CVRP | - |
| dc.subject | ILS | - |
| dc.subject | GRASP | - |
| dc.subject | Otimização Combinatória | - |
| dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
| dc.title | Metaheurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos: Um Estudo Comparativo entre ILS e GRASP | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | BIANCA DE ALMEIDA DANTAS | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho avaliou empiricamente as meta-heurísticas Busca Local Iterada (ILS) e Procedimento de Busca Adaptativa Gulosa Aleatória (GRASP) para resolver o Problema de Roteamento de Veículos Capacitados (CVRP). O CVRP é um problema NP-difícil crucial para a logística, visando a minimização do custo total das rotas, respeitando a capacidade dos veículos. A implementação modular utilizou dois operadores de busca local, como 2-Opt e Swap*, nas duas meta-heurísticas propostas. Os resultados comparativos em 100 instâncias do benchmark X revelaram que o ILS obteve soluções de custo superior em 98% das instâncias e foi, em média, 13, 5 vezes mais rápido que o GRASP. A diferença de desempenho foi atribuída à estratégia de intensificação do ILS com a perturbação Double-Bridge, contra o custo computacional da reconstrução gulosa aleatória do GRASP a cada iteração. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação - Bacharelado (FACOM) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 21918.pdf | 672,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

