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dc.creatorRAIANE APARECIDA FURTADO DA SILVA-
dc.date.accessioned2025-12-05T13:19:26Z-
dc.date.available2025-12-05T13:19:26Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13826-
dc.description.abstractA ludicidade, compreendida como dimensão fundante da infância e forma legítima de produzir conhecimento, permanece, muitas vezes, marginalizada nas práticas escolares. No campo da alfabetização, o brincar é frequentemente tratado como pausa ou recreio, e não como parte integrante do processo de aprender. Essa visão restritiva ganha contornos ainda mais complexos quando observada em territórios de fronteira, como o município de Corumbá-MS, localizado entre Brasil e Bolívia, espaço de intensas trocas culturais, linguísticas e sociais, onde crianças brasileiras, bolivianas e de outras nacionalidades compartilham o mesmo chão educativo.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectludicidade-
dc.subjectalfabetização-
dc.subjectletramento-
dc.subjectestágio supervisionado.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleFRONTEIRAS DO BRINCAR: DESAFIOS DA LUDICIDADE NAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE CORUMBÁ-MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1TARISSA MARQUES-
dc.description.resumoA pesquisa, é um relato de estágio que explora a importância fundamental da ludicidade no processo de formação integral na infância, exclusivamente em relação aos alunos dos anos inicias.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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