Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13756
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MÚSICA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE TRANSFERÊNCIA DE HABILIDADES COGNITIVAS
Autor(es): LUCAS GARCIA AMARAL
Primeiro orientador: MARIANA DE ARAUJO STOCCHERO
Resumo: Esta monografia versa sobre a transferência de habilidades cognitivas no âmbito da relação entre música e consciência fonológica. Estudos sobre essa habilidade metalinguística têm demonstrado sua importância para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Além disso, estudos indicam que determinadas habilidades de análise auditiva empregadas na linguagem são semelhantes àquelas utilizadas na percepção musical, sendo possível relacionar esta última também ao desenvolvimento da leitura e da escrita. Após o levantamento e a análise de trabalhos abordando essa relação, foram encontradas influências positivas do treinamento musical sobre as habilidades de consciência fonológica, bem como hipóteses de compartilhamento de processos cognitivos entre música e linguagem, além de evidências de efeito de transferência entre esses domínios. Diante disso, este trabalho tem como objetivo reunir e analisar estudos, através de uma revisão bibliográfica, sobre a transferência de habilidades cognitivas entre competências musicais e de consciência fonológica, a partir de pesquisas realizadas com crianças de 4 a 8 anos.
Abstract: This monograph addresses the transfer of cognitive skills within the relationship between music and phonological awareness. Studies on this metalinguistic ability have demonstrated its importance for the development of reading and writing. Furthermore, research indicates that certain auditory analysis skills employed in language are similar to those used in musical perception, making it possible to relate the latter also to the development of reading and writing. Following a survey and analysis of studies addressing this relationship, positive influences of musical training on phonological awareness skills were identified, as well as hypotheses regarding the sharing of cognitive processes between music and language, in addition to evidence of transfer effects between these domains. In this context, this study aims to gather and analyze research, through a bibliographic review, on the transfer of cognitive skills between musical competencies and phonological awareness, based on studies conducted with children aged 4 to 8 years.
Palavras-chave: transferência de habilidades cognitivas
cognição musical
consciência fonológica
habilidades musicais
percepção auditiva.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13756
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Música - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16149.pdf524,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.