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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13740| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | SISTEMA CONVERSOR DE POTÊNCIA PARA O CARREGAMENTO RÁPIDO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS |
| Autor(es): | ANTHONY GABRIEL LEITE DE LIMA |
| Primeiro orientador: | MOACYR AURELIANO GOMES DE BRITO |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o estudo, a seleção, o projeto e a simulação das principais topologias de conversores de potência empregadas em carregadores rápidos off-board para veículos elétricos. Inicialmente, discute-se a crescente demanda por infraestrutura de recarga e os requisitos técnicos essenciais para sistemas de carregamento de alta potência, destacando-se a importância da eficiência, da bidirecionalidade e da qualidade da energia. Dentre as diversas alternativas encontradas na literatura, foram analisadas topologias para o estágio CA/CC e para o estágio CC/CC isolado. Entre as opções avaliadas, deu-se ênfase ao conversor T-Type para o estágio CA/CC e ao conversor DAB–CLLC para o estágio CC/CC. A partir dessa análise, desenvolveu-se um modelo computacional de simulação que abrange o dimensionamento dos elementos de cada topologia, a definição das técnicas de modulação e demais detalhes relevantes de projeto, permitindo a realização de testes do funcionamento das topologias. Foram realizadas simulações tanto em malha aberta quanto em malha fechada, de forma simplificada e ainda sem a modelagem completa do sistema de controle. Essas simulações possibilitaram avaliar o comportamento dinâmico das topologias selecionadas, considerando seu desempenho natural quando operando em malha aberta e a resposta inicial sob malha fechada. Os resultados demonstraram que o conversor DAB–CLLC apresenta elevado potencial de aplicação, porém requer metodologias de controle mais elaboradas devido à sua maior complexidade dinâmica. O conversor T-Type, por sua vez, mostrou-se mais simples de implementar, embora também demande aprimoramentos em sua estratégia de controle. O estudo desenvolvido fornece uma base consistente para pesquisas futuras, ao possibilitar a compreensão das alternativas de topologias disponíveis para cada estágio do sistema, bem como de seus respectivos detalhes de projeto e técnicas de modulação. Além disso, evidencia os pontos que ainda necessitam de aperfeiçoamento, contribuindo para o desenvolvimento de carregadores rápidos mais eficientes, robustos e confiáveis. |
| Abstract: | The present Undergraduate Thesis presents the study, selection, design, and simulation of the main power converter topologies employed in off-board fast chargers for electric vehicles. Initially, the growing demand for charging infrastructure and the essential technical requirements for high-power charging systems are discussed, highlighting the relevance of efficiency, bidirectionality, and power quality. Among the various alternatives found in the literature, topologies for both the AC/DC stage and the isolated DC/DC stage were analyzed. Among the evaluated options, emphasis was given to the T-Type converter for the AC/DC stage and to the DAB–CLLC converter for the DC/DC stage. Based on this analysis, a computational simulation model was developed, covering the sizing of the components for each topology, the definition of modulation techniques, and other relevant design aspects, enabling the evaluation of the operational behavior of the converters. Simulations were carried out in both open-loop and closed-loop modes, in a simplified manner and still without full modeling of the control system. These simulations made it possible to assess the dynamic behavior of the selected topologies, considering their natural operation when in open loop and their initial response in closed loop. The results showed that the DAB–CLLC converter has high application potential, although it requires more advanced control methodologies due to its greater dynamic complexity. The T-Type converter, in turn, proved to be simpler to implement, although it also requires improvements in its control strategy. The study provides a solid basis for future research, enabling the understanding of the topological alternatives available for each stage of the system, as well as their respective design details and modulation techniques. Furthermore, it highlights the aspects that still require improvement, contributing to the development of more efficient, robust, and reliable fast chargers. |
| Palavras-chave: | Conversores Carregadores Rápidos DAB–CLLC T-Type Veículos Elétricos |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13740 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Engenharia Elétrica - Bacharelado (FAENG) |
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