Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13601
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PREÇO DA LEVEZA: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE BAILARINAS/O ACERCA DO TREINAMENTO DE FORÇA NO BALLET CLÁSSICO
Autor(es): LUANA ARFUX DE CASTRO NOGUEIRA
Primeiro orientador: MARCELO VICTOR DA ROSA
Resumo: O ballet clássico é uma arte de alta exigência física, marcada por uma estética de leveza que impõe grande tensão entre o ideal corporal e a necessidade de força funcional. Este estudo aborda a contradição entre as demandas atléticas do ballet clássico e as resistências culturais ao Treinamento de Força (TF). Teve como objetivo geral investigar as percepções de bailarinas/o de ballet clássico em relação ao TF, considerando os aspectos simbólicos e históricos que atravessam a construção do corpo na dança. Foi adotada uma abordagem qualitativa, com a participação de 20 bailarinas/o com no mínimo dois anos de experiência. O instrumento de coleta foi a entrevista semiestruturada. Os resultados revelam que, embora haja um crescente reconhecimento do TF como um aliado indispensável para a segurança e longevidade na carreira, persistem resistências culturais e preconceitos estéticos que priorizam a imagem frágil. Além disso, observou-se a inadequação da preparação física nos estúdios e uma notável escassez de material científico disponível aos praticantes. O estudo conclui que a integração curricular entre a Educação Física e a dança é essencial para problematizar tais paradigmas.
Abstract: Classical ballet is an art form with high physical demands, marked by an aesthetic of lightness that creates great tension between the body ideal and the need for functional strength. This study addresses the contradiction between the athletic demands of classical ballet and the cultural resistance to Strength Training (ST). Its general objective was to investigate the perceptions of classical ballet dancers regarding ST, considering the symbolic and historical aspects that permeate the construction of the body in dance. A qualitative approach was adopted, with the participation of 20 dancers with a minimum of two years of experience. The data collection instrument was the semi-structured interview. The results reveal that, although there is growing recognition of ST as an indispensable ally for career safety and longevity, cultural resistance and aesthetic prejudices that prioritize a fragile image persist. Furthermore, the inadequacy of physical preparation in studios and a notable scarcity of scientific material available to practitioners were observed. The study concludes that curricular integration between Physical Education and dance is essential to address these paradigms.
Palavras-chave: Ballet Clássico
Treinamento de Força
Preconceito Estético
Lesões
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13601
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Educação Física - Bacharelado (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
33951.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.