Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13546
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Liderança na gestão escolar: percepção de professores em escolas públicas de Aquidauana-MS
Autor(es): ANDREIA OLIVEIRA DOS SANTOS
ANA VITORIA CAMARGO RIBEIRO
Primeiro orientador: KAROLINE FERREIRA KINOSHITA GOES
Resumo: This study explores leadership practices in the school context, as well as their influence on pedagogical activities. The objective was to analyze teachers' perceptions regarding the leadership exercised by managers in state schools in Aquidauana-MS. The research is classified as exploratory and descriptive. A structured online questionnaire was applied, consisting of 25 questions based on the Likert scale and divided into four axes: respondent profile, leadership styles, competencies, and influence on pedagogical practices. The results reveal a predominance of democratic and people-centered leadership styles, highlighting collaborative work practices, dialogue, and support for professional development. It is concluded that the school management analyzed presents characteristics of participatory and pedagogical leadership, contributing to a collaborative environment and the continuous improvement of teaching, although the research has limitations related to the small sample size.
Abstract: O presente estudo explora as práticas de liderança no contexto escolar, bem como sua influência nas atividades pedagógicas. O objetivo foi analisar a percepção dos professores a respeito da liderança exercida pelos gestores em escolas da rede estadual de ensino em Aquidauana-MS. Quanto ao tipo da pesquisa, classifica-se como exploratória e descritiva. Foi aplicado um questionário estruturado em formato online, composto por 25 questões baseadas na escala Likert e dividido em quatro eixos: perfil dos respondentes, estilos de liderança, competências e influência nas práticas pedagógicas. Os resultados revelam predominância dos estilos de liderança democrático e centrado nas pessoas, evidenciando práticas de trabalho colaborativo, diálogo e apoio ao desenvolvimento profissional. Conclui-se que a gestão escolar analisada apresenta características de liderança participativa e pedagógica, contribuindo para um ambiente colaborativo e para a melhoria contínua do ensino, embora a pesquisa apresente limitações relacionadas ao tamanho reduzido da amostra.
Palavras-chave: Liderança
Gestão escolar
Gestão participativa.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13546
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
31273.pdf491,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.