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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Autor(es): FELIPE GABRIEL ROCINI ARAÚJO
SAYURI SILVA WAGATUMA
Primeiro orientador: SUELI SANTIAGO BALDAN
Resumo: Os profissionais de enfermagem dentre os trabalhadores da saúde são os que possuem maior vínculo com os familiares e pacientes, portanto devem desenvolver qualidade nas relações interpessoais como a compreensão, empatia e respeito. Estas habilidades exigidas, associadas a uma carga horária exaustiva e não reconhecimento da profissão, podem causar um desgaste na saúde mental dos profissionais, tornando-os vulneráveis à Síndrome de Burnout. Objetiva-se neste estudo identificar a prevalência, fatores predisponentes, medidas de prevenção e de enfrentamento da Síndrome. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada nas bases de dados BVS-Lilacs, MEDLINE, CINAHL e SciELO, foram considerados artigos originais publicados no período de janeiro de 2020 a agosto de 2025. A amostra final foi composta por quatorze artigos científicos. Os resultados indicaram uma prevalência de 12 a 77% de Síndrome de Burnout. Os conflitos interpessoais; carga de trabalho excessiva; e o estresse ocupacional, foram os fatores predisponentes mais citados. Fatores organizacionais ou institucionais; oportunidades de crescimento; promoção de ambiente saudável e colaborativo; e programas de educação em saúde mental se destacaram como formas de prevenção. O planejamento; humor; expressão de sentimentos ou busca de conselho; praticar hobbies foram as medidas de enfrentamento mais descritas. O investimento em ações de programas de apoio psicológico e oferecimento de autonomia profissional permite o enfrentamento do processo de evolução da SB sem desgastes desnecessários, para o cuidado, assegurando a qualidade do atendimento e melhoria da qualidade de vida dos profissionais de enfermagem.
Abstract: Among healthcare professionals, nursing staff are those who maintain the closest bond with patients and their families. Therefore, they must develop quality interpersonal skills such as understanding, empathy, and respect. These required abilities, when associated with exhausting workloads and a lack of professional recognition, can lead to mental health deterioration, making them vulnerable to Burnout Syndrome. The objective of this study is to identify the prevalence, predisposing factors, and measures of prevention and coping with the Syndrome. This is an integrative literature review study. The search was conducted in the BVS-Lilacs, MEDLINE, CINAHL, and SciELO databases, considering original articles published between January 2020 and August 2025. The final sample consisted of fourteen scientific articles. The results indicated a prevalence of Burnout Syndrome ranging from 12% to 77%. Interpersonal conflicts, excessive workload, and occupational stress were the most frequently cited predisposing factors. Organizational or institutional factors, growth opportunities, promotion of a healthy and collaborative environment, and mental health education programs stood out as preventive measures. Planning, humor, emotional expression or seeking advice, and engaging in hobbies were the most commonly described coping strategies. Investing in psychological support programs and offering professional autonomy enables the management of Burnout Syndrome progression without unnecessary strain, ensuring quality of care and improving thequality of life of nursing professionals.
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Habilidades de Enfrentamento
Profissionais de Enfermagem
Saúde Mental
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13496
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (CPTL)

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